encontro-tematico-compras-100x100O terceiro Encontro Temático com foco em Compras e Licitações foi realizado no auditório do Pavilhão Rocha Lima dia 10 de maio e contou com a presença de 120 pessoas. Uma equipe de especialistas da Petrobras, convidada para esse encontro, comparou a Lei 8666/93 com o Decreto 2.745/98, que simplificou o Procedimento Licitatório, ajudando a empresa a criar seu próprio regulamento.

O diretor Artur Couto abriu o evento agradecendo a presença do coordenador de gestão de relacionamento, Mauro Celso Ribeiro Miguel, gerente de orientações corporativas, Alexandre Santa Catharina e o gerente do cadastro corporativo de fornecedores, Fernando Bernardo Magalhães. “É importante agregar conhecimento neste momento de transição do Instituto em uma empresa pública”, explicou Artur.

Miguel enfatizou que antes a Petrobras seguia todos os procedimentos e prazos previstos para as modalidades de compras da Lei 8666/93. O novo regulamento possibilitou um melhor enquadramento das suas contratações. “Isso agilizou o processo. Temos 345 órgãos de contratação e constam em nosso cadastro atualmente 6 mil fornecedores. É necessário que este processo seja rápido e preciso”, concluiu o coordenador.

As empresas são avaliadas através de estudos de critérios de riscos e técnicos para fornecimento de bens. A Petrobras utiliza a Petronect, um portal que une todos os fornecedores e suas avaliações, ajudando a escolher qual o melhor para cada serviço que necessitam. “São feitas visitas, auditorias e análises documentais, tudo obedecendo às diretrizes de Gestão de SMS (ISO 14001 e OHSAS 18001), Qualidade (ISO 9001) e Responsabilidade Social”, completou Magalhães.

Os profissionais da estatal responderam às dúvidas dos trabalhadores de Bio-Manguinhos, que estavam tentando transpor as normas do regulamento para a realidade da Fundação, que é da área de saúde, diferente de uma empresa de petróleo e gás. Foram simuladas diversas situações de compras e os convidados mostraram o melhor cenário para cada uma delas.

 

Jornalista: Gabriella Ponte

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.