A epidemia de febre amarela, que já causou a morte de pelo menos 171 pessoas em Darfur, região do oeste do Sudão, recebeu importante ajuda de Bio-Manguinhos: a unidade enviou 2,2 milhões doses da vacina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país africano está sofrendo o pior surto das últimas décadas da doença. Desde setembro, quando foi identificado o início da epidemia, 35 localidades de Darfur foram atingidas e 849 casos suspeitos notificados.

Para reverter o quadro, a OMS iniciou campanhas de vacinação nas regiões mais críticas. No início deste mês, terminou a segunda fase da campanha de prevenção contra a febre amarela. Mais de 1,1 milhão de pessoas foram vacinadas, o que representa 93% da população alvo no sul, oeste e centro de Darfur. Segundo recomendação da OMS, uma terceira etapa de vacinação deverá acontecer para evitar o alastramento da doença.

 

O fornecimento das vacinas febre amarela por Bio-Manguinhos foi um pedido do Unicef, via OMS, feito em dezembro de 2012. O quantitativo, que estava no Centro Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cenadi), foi obtido por meio de um empréstimo junto ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

Exportar vacinas de febre amarela para países africanos não é uma novidade para Bio. Segundo Thiago Sturiale, da Seção de Relacionamento com Clientes Internacionais (SEINT), em outubro de 2012, o Instituto havia enviado 6 milhões de doses do imunizante para a Costa do Marfim, em apoio à campanha de vacinação em massa no país. Este caso também foi em atendimento ao Unicef, por meio da OMS.

 

Jornalista: Rodrigo Pereira

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.