O estudo, feito pelos pesquisadores Jeziel da Silva Nunes e Luciana Goulart de Oliveira, do Centro de Disseminação de Informação Tecnológica do INPI, traz em primeiro lugar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com 167 pedidos no período.


Em seguida vêm o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), com 71 pedidos, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), com 69, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com 50, e o Centro Técnico Aeroespacial (CTA), com 47.


O IPT atualizou os dados e chegou a um número maior. “Fizemos um levantamento, confirmado por documentação em nossos arquivos, mostrando que são 89 as patentes solicitadas pelo IPT entre 1990 e 2007”, disse Claudio Fuentes Moreira, do Departamento de Acervo e Informação Tecnológica do instituto.
Apesar da correção, o ranking divulgado pelo INPI não muda, pois no mesmo o período o CPqD também teve um volume maior de solicitações, conforme dados do centro.


Leia o estudo do INPI na íntegra aqui.

 

 

Fonte: Agência FAPESP

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.