Os cursos integram um programa de formação baseado em competências, que vem se mostrando fundamental para o aprimoramento do SUS e fortalecimento das ações e serviços de saúde em nível local, nacional e, cada vez mais, global. Mais informações sobre os cursos oferecidos pela Escola estão disponíveis no Portal ENSP, e as inscrições podem ser feitas pela plataforma SigaLS.

 

Residência arrow


arrow-1Residência Multiprofissional em Saúde da Família

O curso busca promover o desenvolvimento de atributos à equipe multiprofissional de saúde de nível superior (enfermeiro, cirurgião dentista, assistente social, nutricionista e psicólogo) para atuarem nas equipes de saúde da família com desempenhos de excelência nas seguintes áreas de competência: organização do processo de trabalho, cuidado à saúde (individual, familiar e coletivo) e nos processos de educação e formação em saúde visando à melhoria da saúde e o bem estar de pessoas individuais, suas famílias e da comunidade pautados em princípios éticos.

Os objetivos específicos são capacitar os residentes para Integrar as instituições de ensino e serviços de saúde por meio de ações que visem à mudança das práticas de formação e atenção, da organização do processo de trabalho, do cuidado individual, coletivo e familiar, da formação e educação na saúde e da construção do conhecimento, a partir das necessidades dos usuários.

Inscrições até 17/1/2011

 

Especializaçãoarrow


arrow-1Epidemiologia para Monitoramento e Resposta às Emergências em SP

O objetivo geral deste curso é fornecer aos profissionais do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), nas três esferas da rede nacional, os fundamentos, conceitos, métodos e ferramentas da Epidemiologia e outras áreas correlatas do conhecimento, que permitam gerar respostas para situações de emergências e de agravos à saúde, inclusive os decorrentes de riscos ambientais e biossegurança, que competem à rede CIEVS.

Inscrições até 7/1/2011

 

arrow-1Gestão de Operações: logística e gerenciamento de recursos materiais e equipamentos em saúde

Ampliar e sistematizar o conhecimento do profissional no campo das atividades de gestão de operações em Unidades de Saúde e suas inter-relações no gerenciamento do processo de suprimento e logística dos insumos e equipamentos, bem como no processo de incorporação de tecnologias é o objetivo deste curso.

Inscrições até 13/1/2011

 

arrow-1Direito e Saúde

O curso busca promover a construção do conhecimento no campo do Direito e Saúde desenvolvendo competências gerais e específicas através da compreensão dos conteúdos programáticos, além de desenvolver o processo de educação, formação e aperfeiçoamento dos profissionais das Ciências da Saúde e Ciências Jurídicas visando criar no aluno uma compreensão geral sobre a área do Direito e Saúde, facilitando a aplicação destes conhecimentos em sua atuação profissional.

Inscrições até 17/1/2011

 

arrow-1Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis

O curso busca especializar profissionais graduados, capacitando-os para o desenvolvimento de estudos sobre fatores ambientais relativos ao ambiente construído e sua relação com a saúde, enfocando-se a forma como a população, os profissionais e as autoridades constituídas podem transformar ambientes, tornando-os saudáveis e sustentáveis; e para a discussão da realidade política e gerencial da habitação saudável e do saneamento, identificando tópicos de maior relevância, articulando as áreas de habitação, saúde e saneamento.

Inscrições até 25/1/2011

 

arrow-1Saúde Pública

O curso busca introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências gerais e específicas para a sua atuação como sanitarista. Apresenta e reflete sobre conceitos estruturantes correspondentes às subáreas constitutivas da saúde pública. Capacita o aluno para a identificação de problemas prioritários na área da saúde, buscando soluções criativas. Aplica técnicas e instrumentos adequados às características da situação de saúde e do sistema de saúde brasileiro.

Inscrições até 11/2/2011

 

Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP arrow

Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Térreo
21.041-210 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
Ligação gratuita: 0800-230085
Tel.: (21) 2598-2558
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de atendimento ao público: 8h às 16h

 

Fonte: Informe Ensp

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.