05 qualidade lucas maffort int

A Gestão da Informação e do Conhecimento, em colaboração com a Vice-Diretoria de Qualidade e Vice-Diretoria de Inovação de Bio-Manguinhos/Fiocruz, promoveram o Encontro do Conhecimento “Novas Possibilidades do Desenvolvimento Analítico, em parceria com a US Pharmacopeia Brazil (USP). O evento aconteceu dia 11 de abril, no campus Manguinhos, Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar soluções e serviços da empresa parceira em diversas áreas de Desenvolvimento, Produção e Controle de Qualidade para a Indústria Farmacêutica. O encontro contou com a participação da vice-diretora de Qualidade, Rosane Cuber; do gerente da Divisão de Validação, Victor de Oliveira; e, da gerente do Laboratório de Tecnologias Analíticas Físico-Químicas, Renata Chagas. Por parte da U.S. Pharmacopeia Brazil (USP), houve a participação da liderança da LAS/USP Brazil, Alana Figueiredo; da gerente de Contas Estratégicas, Amanda Guiraldelli; e, do gerente de Assuntos Científicos, Rafael Maranho.

Recentemente, a equipe do Laboratório de Controle Físico-Químico do Departamento de Controle de Qualidade de Bio-Manguinhos (Lafiq/Dequa) publicou o trabalho “Métodos espectrofluorimétricos diretos como alternativas aos compendiais utilizados no controle de qualidade de produtos biofarmacêuticos: desenvolvimento, validação e aplicação” no volume 60 do Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences (BJPS). Os autores são Thallis Martins, Simone Ferreira Rodrigues Fernandes, Larissa Ornella, Robert Angelino e Eduardo dos Santos Ribeiro (Lafiq/Dequa). Para alcançar os objetivos propostos e esperados, dentro das suas atribuições, é fundamental que o Controle de Qualidade esteja aberto à inovação e ao desenvolvimento de novas metodologias, já que a cultura da qualidade de Bio-Manguinhos vem sendo implementada continuamente. Dessa forma, a equipe conseguiu realizar melhorias, como o menor consumo de reagente, menor geração de resíduos, maior facilidade de execução dos processos e em menor tempo de execução, além de promover maior robustez, precisão, exatidão, sensibilidade e seletividade nas análises.

Leia a matéria completa no Portal Corporativo.

Texto: Gabriella Ponte
Imagem: Lucas Maffort

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.