O Novembro Azul, movimento que alerta sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, chegou e Bio-Manguinhos aproveita esse mês para relembrar as vacinas recomendadas para esse público, que abrange a faixa etária de 20 a 59 anos. Confira abaixo:

 

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

Uma ou duas doses (com intervalo de 30 dias) para nascidos após 1962, de acordo com histórico vacinal, de forma que todos recebam no mínimo duas doses na vida. Dose única para nascidos até 1962

 

Hepatites A, B ou A e B

Hepatite A: duas doses com intervalo de 6 meses após a primeira (esquema 0-6 meses)

Hepatite B: três doses, sendo a segunda um mês depois da primeira e a terceira seis meses após a primeira (esquema 0-1-6 meses)

Hepatite A e B: três doses, sendo a segunda um mês depois da primeira e a terceira seis meses após a primeira (esquema 0-1-6 meses)

 

HPV

A vacina quadrivalente contendo os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus tem o uso autorizado e recomendado para jovens de 9 a 29 anos. Esquema de doses: 0-2-6 meses

 

Difteria, tétano e coqueluche

Com esquema de vacinação básico completo: reforço com dT (dupla do tipo adulto) ou dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto). Reforço a cada 10 anos com dT ou dTpa

Com esquema de vacinação básico incompleto: completar o esquema de três doses, aplicando uma dose de dTpa e uma ou duas doses de dT no esquema 0-2-6 meses. Reforço a cada 10 anos com dT ou dTpa

 

Varicela (catapora)

Duas doses com intervalo de um a três meses entre elas

 

Influenza (gripe)

Dose única anual

 

Meningocócica conjugada ACWY

Dose única

 

Febre amarela

Uma dose para residentes em áreas com recomendação da vacina e para viajantes que se dirigem a esses locais (de acordo com classificação do MS). Se persistir risco, fazer reforço de 10 em 10 anos.

 

*Para saber quais as contraindicações e casos específicos, além de quais vacinas estão disponíveis nas redes pública e privada, acesse o site da SBIm.

 

Leia também

Calendário de Vacinação do Homem

 

Jornalista: Carolina Landi, com informações de Saúde IG e SBIm.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.