feira 373x255A Fiocruz realizou em parceria com o Congresso dos Municípios Cearenses a 3ª Edição da Feira de Soluções para Saúde, que aconteceu de 16 a 19 de outubro de 2019, em Fortaleza – CE, com o tema Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis. O evento ofereceu espaços para a discussão, propostas e soluções relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

 

A programação contou com a apresentação de soluções industriais, de serviços de saúde e sociais, competições, simpósio, reuniões, relatos de experiências, cursos, palestras, rodas de conversa, painéis, oficinas, atividades culturais, jogos e vídeos. Bio-Manguinhos esteve presente no estande da Fiocruz, participou de roda de conversa e apresentações sobre vacinas, estudos clínicos e propostas de soluções para aumentar a cobertura vacinal.

Participação de Bio-Manguinhos

O assessor científico sênior, Akira Homma, apresentou as potencialidades e capacidades produtivas das vacinas do portfólio de Bio-Manguinhos, em uma roda de conversa com o secretário de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde, Wanderson Kléber de Oliveira.

No primeiro dia de evento, as colaboradoras da Assessoria Clínica (Asclin), Fabíola Cordeiro e Eliane Santos, participaram de alguns debates. A primeira discutiu sobre a úlcera do pé diabético e mostrou como está sendo o estudo clínico com o medicamento Heberprot ®. Este estudo conta com a participação de oito estados brasileiros e tem previsão de término em dezembro deste ano. Nesta mesma mesa, estava Jéssica Castro Vasconcelos, do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão, que falou sobre Diabetes e suas complicações.

Já Eliane apresentou as hipóteses para o retorno do sarampo e estudos de Bio-Manguinhos para entender as causas/propostas de soluções para aumentar a cobertura vacinal. Nesta mesma mesa estava Robério Leite, professor de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e pediatra do Hospital São José de Doenças Infecciosas da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Ele falou sobre o sarampo e suas complicações. Quem apresentou “A epidemiologia no mundo, Brasil e estudo sobre estratificação de risco para introdução e disseminação do sarampo nos municípios cearenses e repercussões no serviço de vigilância: experiência e solução do surto de sarampo de 2013 no Ceará” foi a epidemiologista Daniele Queiroz. E, para falar dos “Casos de sarampo no Ceará em 2019 e estratégias de solução – Calendário de imunização e campanha nacional” foi convidada Ana Farias. No dia seguinte, Eliane e Fabíola também participaram do painel “Soluções industriais: Sarampo, Diabetes e Heberprot ®”.

 

Texto: Gabriella Ponte e Talita Wodtke | Imagem: Talita Wodtke

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.