doenca gaucher img bio manguinhos fiocruz duvidasA doença de Gaucher é uma doença de origem metabólica, hereditária, com várias mutações no gene que produz a enzima ß-glucosidase, que faz a digestão dos glucocerebrósidos dentro da célula, que se acumulam causando lesões a diversos órgãos. Afeta 1 em cada 40.000 pessoas.

A doença de Gaucher é uma doença de origem metabólica, hereditária, com várias mutações no gene que produz a enzima ß-glucosidase, que faz a digestão dos glucocerebrósidos dentro da célula, que se acumulam causando lesões a diversos órgãos. Afeta 1 em cada 40.000 pessoas.

A doença é herdada de uma forma autossômica recessiva, ou seja: autossômica porque o defeito genético fica em um dos pares do cromossomo 1, e recessiva porque é preciso, para desenvolvê-la, herdar duas cópias defeituosas do gene, uma do pai e outra da mãe. Trata-se de um erro inato do metabolismo, em que o gene defeituoso pode ser herdado por filhos de ambos os sexos.

Existem 3 tipos da doença de acordo com achados clínicos. O tipo 1, ou adulto, é o mais comum, tem curso crônico sem envolvimento do sistema nervoso central. O tipo 2, ou infantil, é a forma neuropática aguda, geralmente letal até os 2 anos de idade. O tipo 3, ou juvenil, forma neuropática subaguda, também apresenta envolvimento do sistema nervoso central.

Essa mutação pode passar de geração para geração, mas, isto não quer dizer que o filho de um portador terá a doença. As probabilidades podem se apresentar basicamente como nas 5 situações abaixo. São heredogramas simplificados e não substituem a opinião de um médico.

 

Slide1

 

Slide2

 

Slide3

 

Slide4

 

Slide5

 

Jornalista: Gabriella Ponte (com informações da Associação Brasileira dos Portadores da Doença de Gaucher)

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.