caxumba-100x100Um grupo de alunos do 5º semestre de enfermagem da faculdade Unijorge de Salvador tiveram casos de suspeita de caxumba notificados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A secretaria não divulgou o número de casos investigados e se houve confirmação da doença. 

A faculdade divulgou um comunicado que contabiliza 12 casos suspeitos, no total. Entre eles, quatro já teriam sido confirmados. A faculdade informou que fará vacinação na quinta-feira (30) no campus da Paralela. A instituição afirmou ainda que os alunos apresentaram sintomas na sexta-feira (24).

Poderão ser vacinados apenas os estudantes do 5º semestre de enfermagem da Unijorge, do turno matutino, que não estiverem com a vacinação em dia ou necessitarem de dose de reforço, para prevenção. A faculdade afirmou ainda que a recomendação do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) e do Ministério da Saúde é de que pessoas em tratamento fiquem afastadas de suas atividades por nove dias, período em que a transmissão é mais intensa, não necessitando de cancelamento de atividades. A instituição de ensino divulgou ainda que, seguindo as recomendações dos órgãos competentes, as aulas seguem normais.

 

unijorge-igbahia-430x285

Poderão ser vacinados apenas os estudantes do 5º semestre de enfermagem
da Unijorge que não estiverem com a vacinação em dia ou necessitarem
de dose de reforço. Imagem: IG Bahia

 

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, em 2016 foram contabilizados 16 surtos de caxumba sem complicações, além de 540 ocorrências de suspeitas individuais. Em 2017, foram notificados 1.066 casos. A secretaria lembra ainda que apenas no final de 2016 a caxumba passou a ser de notificação compulsória na Bahia.

Já segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), foram 1.237 casos notificados até março deste ano em todo o estado. Em todo o ano passado, foram 3.821 casos notificados na Bahia.

A vacinação em prevenção à doença pode ser aplicada, em duas doses, a crianças acima de um ano de idade. A infectologista Ceuci Nunes diz que é importante completar o esquema vacinal. "É considerado que, se você tem duas doses acima de um ano de idade, essa proteção é para vida toda. Mas nesses casos de surto, se orienta que você pode tomar a terceira dose", explica. Ela afirma ainda a transmissão da caxumba ocorre através de contato com secreções orais, como espirro. Os sintomas da doença são febre, dor na face e edema.

 

Fonte: G1 Bahia

 

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.