No norte do Tocantins, a preocupação é com um surto de malária. Desde o começo do ano, foram11 casos. Um casal procurou o hospital municipal de Araguatins com febre e foi liberado, porque o médico não suspeitou de malária. Um exame particular confirmou a doença.

“Depois que descobriram realmente que eu estava com uma malária, aí que vieram atrás de mim”, comenta o vendedor Rafael Santos.

A cidade - que faz parte da região conhecida como Bico do Papagaio - registrou 11 casos de malária em 2017. Isso é a metade dos 22 registrados em 2016 em todo o estado do Tocantins. O hospital da cidade reconhece que demorou para acertar o diagnóstico. “Nós nos surpreendemos com a procura. Ficamos todos alarmados no início, porque até então todos nós nos preocupávamos mais com as outras doenças: dengue, zika e chikungunya”, conta Hugo Rodrigues, diretor do Hospital Municipal.

 

malaria-tocantins

Técnicos da Secretaria da Saúde estão no local para auxiliar
na contenção da doença. Imagem: Divulgação/Sesau

 

O diagnóstico tem que ser rápido para o paciente se tratar logo e não passar a doença adiante. Enquanto isso, os moradores têm que manter distância da água no começo e no fim do dia, que é quando o mosquito mais ataca.

Depois de o Anopheles picar uma pessoa doente, a transmissão acontece em até 18 dias. O plasmódio, um tipo de parasita, se multiplica nos glóbulos vermelhos de uma pessoa sadia e pode atacar o fígado. O doente sente febre, dor e calafrios, e pode morrer.

“É uma doença que tem gravidade, precisa ter sim o seu diagnóstico apropriado e um tratamento tanto para melhorar a situação do indivíduo, como para bloquear a progressão da doença para outros futuros pacientes”, explica Flávio Milagres, infectologista.

A Secretaria de Saúde do Tocantins enviou técnicos para investigar novos casos e combater o mosquito.

“Tem que se manter alerta. Febre: procurar as unidades de saúde, fazer o exame porque ainda não está totalmente descartada a possibilidade de surgir novos casos”, diz Aurélio Martins, programa Estadual de Malária/TO.

 

Fonte: Jornal Nacional

 

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.