bemestar-100x100A meningite bacteriana é uma doença grave que pode matar em poucos dias. Em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, já são quase 80 casos este ano. Dezoito foram registrados só nos últimos 10 dias. No Bem Estar, Ana Escobar explica qual vacina diminui a circulação da doença. E é preciso ficar atento aos sinais da meningite, como dor de cabeça, febre e mal estar.

Sintomas parecidos com os da caxumba. Em Campinas, no interior paulista, o número de casos de caxumba aumentou 10 vezes em relação ao ano passado. A infectologista Rosana Richtmann conta porque os adolescentes e adultos têm mais risco de pegar a doença.

 

Meningite

Meningite é a inflamação da meninge, membrana que recobre o sistema nervoso central. A meningite é uma doença grave, potencialmente fatal, causada por bactérias, vírus e fungos. A meningite bacteriana é mais grave que a meningite viral e dependendo da bactéria, a chance de morte chega a 25%. A doença pode ainda deixar sequelas, como alteração na visão, comprometimento neurológico e surdez. A meningite viral pode ser causada por vários vírus. Dra. Ana Escobar explica que muitas vezes nem se sabe o vírus que causou a doença e ela é mais leve que a bacteriana e não deixa sequelas.

 

videos-bemestar-caxumba-meningite

Assista aos vídeos do programa aqui

 

Caxumba

É uma doença viral aguda, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares.

O Brasil vive um surto de caxumba, principalmente em adolescentes e adultos jovens, até 30 anos, porque são gerações que não receberam as duas doses da vacina.

 

Formas de transmissão

A caxumba e as meningites viral e bacteriana são transmitidas pelas gotículas de saliva, por isso quando há um doente entre a família, objetos como garfo, prato, copo e canudo não devem ser compartilhados. Dra. Rosana explica que os vírus da meningite e da caxumba não ficam suspensos, essas doenças podem ser transmitidas quando há uma proximidade de um metro entre duas pessoas, desde que a gotícula infectada seja inalada ou entre pela boca.

 

Fonte: Bem Estar

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.