Uma parceria que deu certo e vai salvar muitas vidas. Foi com esse espírito voluntário que a Seção de Medicina do Trabalho de Bio-Manguinhos (SEMTR) apoiou a realização de um dia inteiro dedicado à doação de sangue. A atividade aconteceu no Salão da Asfoc, dia 18 de novembro, e contou com 86 candidatos cadastrados e 66 bolsas coletadas. 

Eder Vaz Lobo (SEMTR), conta que, desde 2014 ,Bio-Manguinhos realiza ações neste sentido. "Procurei o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust /Fiocruz) e Asfoc para fazermos um trabalho conjunto. Aí tivemos a ideia de usar o espaço da Asfoc, que atendia aos requisitos exigidos pela Hemorio", conta. O colaborador Alexandre Silva de Oliveira, do Departamento de Logística (Delog), destaca que já é doador de sangue há seis anos. Ele considera o ato uma forma de contribuir para a vida de outras pessoas. "Já que tenho saúde, posso ajudar outras pessoas que estão precisando", afirma.

 

doacaosangue 2016111813462

 Colaboradores de Bio-Manguinhos foram voluntários na doação de sangue.


A ideia de mobilizar os funcionários para doar sangue veio por meio do Banco de Ideais e Sugestões (BIS) em 2014, e acabou se tornando uma ação anual, ligada ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro. "Em 2014, tivemos a coleta móve. Um caminhão do Hemorio veio em Bio. Reunimos 60 doadores. Já em 2015, levamos os funcionários até o posto de coleta", relembra. Atividades como essa reforçam o papel social e o compromisso de cada um dos colaboradores com a saúde pública.

 

Jornalista: Isabela Pimentel

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.