cienciamovel-100x100As atividades do Ciência Móvel serão apresentadas em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com entrada gratuita, o público confere atrações como o Girotec, um giroscópio humano que desafia o visitante a equilibrar os eixos de rotação enquanto seu corpo gira em várias direções.

Além de se divertir, quem for conferir essa e outras atrações ainda fica por dentro de conceitos básicos de ciência em brincadeiras e experimentos, entre os quais o da pilha humana, que convida o participante a fechar um circuito com suas próprias mãos e investigar a corrente elétrica gerada.

Os visitantes têm o auxílio dos mediadores formados no Museu da Vida, um espaço vinculado à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) que integra ciência, cultura e a sociedade. As atrações serão montadas no Colégio Estadual Santo Antônio.

Outra atividade bacana levada pelo caminhão da ciência é a Casa Maquete. Nela é possível comparar a quantidade de energia consumida por eletrodomésticos em casa, e aprender a economizar. Com a Bancada de Microscopia, o visitante faz uma incrível viagem ao universo do invisível; ele aumenta seu poder de visão para observar seres que normalmente não enxergaria a olho nu, como tecidos do corpo humano e detalhes de plantas e insetos.

 

jogovacinas430x285 20145782636

Moradores de Xerém poderão aproveitar as atividades do museu itinerante, 
incluindo o Jogo das Vacinas de Bio. Imagem: Ascom / Bio-Manguinhos

 

A aventura do Ciência Móvel não para por aí. O caminhão também transporta modelos desmontáveis da orelha e do olho humano, que permitem, por exemplo, entender como o som e a luz viajam pelo interior dos órgãos. Já os tubos musicais mostram como são produzidas diferentes sonoridades.

A diretora do Colégio Estadual Santo Antônio, Ana Paula Gonçalves, disse que são esperados cerca de 3 mil estudantes nos quatro dias de atividades do caminhão na localidade. “A parceria com a Fiocruz amplia as perspectivas de milhares de jovens, através da aproximação com o mundo da ciência, imprescindível para a garantia da qualidade de vida da população, da reflexão, preservação e desenvolvimento crítico do pensamento”, afirmou a professora. “Esperamos que nossos alunos levem para a sala de aula a curiosidade e o desejo de aprender. Que as atividades sejam um despertar para a construção de muitos conhecimentos”, concluiu.

O Ciência Móvel é fruto da parceria com a Fundação Cecierj e Bio-Manguinhos (unidade da Fiocruz) e, atualmente, conta com patrocínio da Sanofi e da IBM e apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

Serviço

Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos
Local: Colégio Estadual Santo Antônio
Endereço: rua Benjamin Dumont, nº 3 – Vila Santa Alice - Xerém - Duque de Caxias
Atendimento ao público: grátis


Dia 13/9: das 8h30 às 12h; das 13h30 às 17h
Dia 14/9: das 8h30 às 12h; das 13h30 às 17h
Dia 15/9: das 8h30 às 12h; das 13h30 às 17h e das 18 às 20h
Dia 16/9: das 8h30 às 12h

 

Fonte: Museu da Vida / COC

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.