Em ano de Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro, o Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG) convidou um campeão olímpico para palestrar sobre o papel da liderança na formação de equipes. O ex-jogador de vôlei da seleção brasileira, Giovane Gávio, medalhista de ouro nos Jogos de Barcelona e Atenas, falou para mais de 200 pessoas no auditório do Museu da Vida, dia 5 de julho, entre gestores e colaboradores que foram sorteados devido a limitação de assentos.
 
O diretor de Bio-Manguinhos, Artur Couto, fez a abertura chamando atenção para o papel da liderança na formação de equipes, tema que será trabalhado durante todo o ano por meio do Mapa de Competências. “O Giovane é um exemplo de atleta que conquistou excelentes resultados na carreira, e por reunir competências que também estamos trabalhando com vocês. Aproveitem a palestra e façam as conexões com as atividades que desempenham”, disse. A gerente do Departamento de Recursos Humanos (Dereh), Isabella Lira, lembrou que o foco deste ano recai sobre três pilares: trabalhar as competências (comportamentos, habilidade, atitudes e conhecimentos esperados dos nossos colaboradores) essenciais; fortalecer a gestão de pessoas; e gestão da mudança. Ela resgatou o processo conduzido de forma coletiva que culminou no Mapa de Competências. “Temos que fazer dessas competências uma realidade. Precisamos viver isso no dia a dia. Estamos trabalhando este ano as cinco competências essenciais”, destacou ela.
 
Isabella apresentou o objeto criado pela Assessoria de Comunicação (Ascom), o dodecaedro, para disseminar essas competências entre os todos os colaboradores. “É uma peça com a qual trabalharemos as competências, de forma lúdica, com todos os gestores. O Dereh fará uma ação com eles para orientá-los numa dinâmica junto a suas equipes”, explicou. “Cada mês haverá uma atividade para ajudar a disseminar aquilo que precisamos praticar no dia a dia. Cada ciclo será fechado com uma palestra. Buscamos pessoas que possam trazer, dentro da sua área de atuação, uma correlação com a competência trabalhada”. E o primeiro palestrante convidado foi Giovane.
 
giovane-430x285
Imagem: Bernardo Portella - Ascom/Bio-Manguinhos
 
Logo no início, ele deixou claro que independentemente de ser da área esportiva, há muitas coisas que podem ser aplicadas em Bio-Manguinhos. “Se quisermos ter sucesso é preciso existir seriedade, foco, disciplina e comprometimento. Isso é comum em qualquer área. Se eu conseguir fazer com que vocês saiam daqui refletindo, se dedicando um pouco mais na proposta de vocês, eu sairei feliz”.
 
Giovane trouxe muito da sua história para ilustrar sua palestra e mostrar como se tornou um vencedor. O título dava uma dica: “A glória é fruto do trabalho”. E para alcançá-la, Giovane sempre utilizou a técnica do ensaio mental. “É preciso ter dentro de vocês algo que sirva como combustível, que o façam sair de casa e vir trabalhar todos os dias. Isso me conduziu a vida inteira, e ainda me conduz”. Segundo ele, o sucesso nada mais é do que, dando o seu máximo e da melhor forma possível, fazer algo bom acontecer. A sorte pode ajudar, mas não surge por acaso. Só aparece quando as oportunidades são criadas.
 
E para criar as oportunidades precisamos saber o que fazer com o que temos de melhor dentro da gente. “E aí começamos a crescer muito. Muitas das respostas que buscamos estão dentro da gente, mas para saber as respostas é fazer boas perguntas para nós mesmos”. E em um fórum em que se discute tanto a necessidade de planejamento, Giovane não se esquivou do assunto. “Uma das coisas mais importantes da vida é planejar. Mas as vezes gastamos horas planejando a vida da nossa empresa e não gastamos nem um minuto para planejar a nossa vida. Quando se planeja algo, a gente constrói isso. Temos feito tudo no automático sem sentir. Não pensamos mais no que temos que fazer, simplesmente fazemos”. No encerramento, o ex-jogador que nunca abriu mãos das vitórias nas quadras, disse fazer o mesmo fora delas. “A vida é assim, um dia se está bem outro não, um dia se ganha outro se perde. Buscamos sempre a vitória, evidente, mas há um preço por isso. E se pagarmos esse preço, garanto que a recompensa virá”, finalizou.
 
Veja as fotos na fanpage de Bio no Facebook.
 
 
Jornalista: Rodrigo Pereira

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.