Danças, rituais, atrações artísticas, atividades recreativas, além de um lanche para toda comunidade. O lançamento oficial do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI), realizado neste sábado (30), foi marcado com festa e celebrações na aldeia Ypeg, município de Aquidauana (MS). A solenidade contou com a presença da chefe de Gabinete da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Verbena Melo, que na ocasião representou o secretário Rodrigo Rodrigues; e do representante da Organização Pan-Americana da Saúde, Bernadino Vitoy; além de caciques e lideranças indígenas.

“Serão 30 dias de trabalho intensificado em área, sobretudo nas regiões mais longínquas e de difícil acesso, onde estamos contando com o apoio irrestrito do Ministério da Defesa para colocar as nossas equipes em área. Este é um momento não somente de vacinar, mas de aproveitar a entrada desses profissionais para realizar outras ações importantes para promoção da saúde indígena”, frisou Verbena Melo.

Ela agradeceu o carinho, o respeito e o trato caloroso com que os profissionais da SESAI foram acolhidos pelas comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul. “Nós temos o dever de estar a serviço de vocês indígenas. De trabalhar da melhor forma, sem medir esforços, para que a assistência seja a melhor possível”, complementou.

Ela lembrou que em todo Brasil, cerca de três mil profissionais dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) estão mobilizados para levar imunização a mais de cinco mil aldeias. Somente no Mato Grosso do Sul, estado com a segunda maior população indígena do Brasil, a meta é vacinar cerca de 64 mil indígenas, 80% de toda população.

“Nós agradecemos e temos muito orgulho de aqui ter sido o local escolhido para o lançamento da campanha. Temos uma equipe muito comprometida e qualificada para fazer o melhor pela saúde indígena. E aqui, aproveito a ocasião da solenidade para renovar o compromisso com o nosso povo, de trabalhar incansavelmente para corresponder aos anseios de todas as comunidades indígenas do nosso estado”, disse o coordenador do DSEI Mato Grosso do Sul, Lindomar Terena.

Os desafios e a importância de levar a imunização às populações indígenas do Brasil também foram destacados pelo representante da OPAS, Bernadino Vitoy. “Esta é sem dúvidas a principal ação executada pela OPAS em parceria com a SESAI. Hoje, esta comunidade se soma a centenas de outras de 44 países, que também adotaram a estratégia de imunizar como a melhor forma de prevenir doenças”, destacou.

 

vacinacao-indigenas

Vacinação ocorre até o final do mês. Imagem: Alejandro Zambrana

 

Escolhida para ser a primeira anciã da aldeia a ser vacinada, Lidia Rosa Terena (71), moradora da aldeia Ypeg foi uma das primeiras a chegar ao posto de saúde escolhido para o lançamento oficial da campanha. “Desde que passei a tomar as vacinas, dificilmente adoeço. Tenho seis filhos e digo a todos eles que não deixem de tomar a vacina, nem de trazer os meus netos para também serem vacinados”, disse dona Lidia.

 

MVPI

Para promover a mobilização em lugares tão distantes dos grandes centros e muitas vezes isolados, o Ministério da Saúde está investindo mais de R$ 4 milhões, incluindo recursos para: logística, transporte e imunobiológicos (SVS). Mais da metade da equipe envolvida na vacinação são agentes indígenas de saúde e de saneamento. Também participam profissionais que integram as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal.

A meta da SESAI é intensificar a imunização da população mais vulnerável, como crianças de até quatro anos, mulheres em idade fértil e idosos, que vivem em áreas de difícil acesso e onde há baixa cobertura vacinal. Para este ano de 2016, o Ministério da Saúde está disponibilizando 202 mil doses de diferentes vacinas. “Vamos aproveitar ainda e atualizar o calendário vacinal deste publico mais vulnerável. Portanto, além da vacina contra a H1N1, também estaremos disponibilizando todas as vacinas previstas no calendário”, reforça a diretora de Atenção à Saúde Indígena, Daniella Cavalcanti.

 

Boas novas

Ao final da solenidade, a chefe de Gabinete da SESAI, Verbena Melo, informou à comunidade a tão aguardada notícia, de que foi assinada na ultima sexta-feira (29), pela presidenta da República, Dilma Rousseff, a Portaria Declaratória da Terra Indígena Taunay-Ipeg, o que arrancou aplausos e alegria de toda comunidade. “Esta foi uma missão que a mim foi delegada, quando souberam que aqui eu estaria. A de informá-los da tão aguardada assinatura desta Portaria Declaratória”, disse Verbena.

Veja aqui mais fotos da Campanha 

Fonte: Portal da Saúde - Felipe Nabuco

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.