O conteúdo reúne ilustrações, dados sobre a morfologia dos insetos, tamanho, habitat e ciclo de vida, além de mapas sobre a diversidade e distribuição geográfica das 66 espécies de barbeiros registradas até o momento no país. Pesquisadores, professores, agentes de saúde e pós-graduandos podem receber o material didático gratuitamente. Para solicitar, basta enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome, instituição de origem, endereço e o material a ser recebido. Serão disponibilizados até 5 mil exemplares do Atlas e 8.500 blocos dos cartões ilustrados.

De acordo com o chefe do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do IOC e um dos organizadores das publicações, José Jurberg, a educação em saúde ainda é uma ferramenta importante para reforçar o controle dos barbeiros e o combate à doença de Chagas que não possui cura na sua fase crônica. “Nosso objetivo é fornecer conteúdos de qualidade que contribuam para a formação de multiplicadores do conhecimento, principalmente em escolas rurais e localidades atingidas pelo agravo negligenciado, visando conscientizar jovens e crianças”, enfatizou o pesquisador. 

 

doenca-de-chagas-material

 Material contém dados completos sobre as 66 espécies de barbeiros registradas no país.

 

Atlas Iconográfico dos Triatomíneos do Brasil - Com informações aprofundadas, voltadas para profissionais interessados em identificar e classificar esses insetos, o Atlas possui informações a morfologia dos insetos, dados sobre a coleta, conservação e manutenção de coleções biológicas. “A grande novidade desta publicação foi o acréscimo da lista dos barbeiros catalogados pelo mundo, um total de 147 espécies, com indicações da classificação de espécies de acordo com a anatomia interna dos insetos”, destacou Jurberg. Confira a versão online.

 

Vetores da doença de Chagas no Brasil

Com imagens coloridas e ampliadas, os cartões trazem uma escala com o tamanho real e o nome científico de cada espécie retratada, assim como informações sobre o habitat natural da espécie e seu ciclo de vida. As cartas são portáteis, impermeáveis e reunidas em formato de blocos classificados de acordo com cada uma das cinco regiões geográficas do país. Confira a versão online de cada região: Norte, NordesteCentro-oesteSul e Sudeste.

 

Fonte: Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.