laco novembroazulDesde o início do mês, a Assessoria de Comunicação (Ascom) e o Departamento de Recursos Humanos (Dereh) têm divulgado informações sobre a saúde do homem. Colaboradores da unidade estão em cartazes, ajudando na conscientização de que a prevenção ainda é a melhor maneira de diminuir os casos de câncer de próstata, derrubando o preconceito que há com relação ao exame. Por isso, o uso da hashtag #DribleoPreconceito.


Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que, no ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. De acordo com Eduardo Ribeiro, uro-oncologista do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, os homens estão mais conscientes. “Não tanto quanto as mulheres, que vão ao ginecologista desde adolescentes, mas a gente não vê mais tanta resistência”, contou Ribeiro.

 

nazul3  nazul4

Treze colaboradores participaram, vestidos de azul, da partida de futebol comemorativa. O jogo ocorreu dia 25, no campus Manguinhos.

 

Começando as atividades, ocorreu dia 25 de novembro, uma partida de futebol no campus com 13 colaboradores de Bio vestidos de azul. Já no dia seguinte, o oncologista do Grupo Clínicas Oncológicas Integradas (COI) Cícero de Souza Martins, foi convidado para ministrar uma palestra sobre o câncer de próstata, no auditório José Roberto Salcedo Chaves.

O especialista explicou onde fica o órgão, do que se trata a doença, sintomas, formas de prevenção e tratamento. “Os homens são conhecidos por não se cuidarem, mas esse quadro precisa mudar. As pessoas precisam de mais informação e mais acesso à saúde. Antigamente, câncer era sinônimo de morte. Hoje há muitas formas de tratamento e há grandes chances de cura. A prevenção é realizar periodicamente exames e, quando digo isso, é com relação a todo o corpo, para prevenir qualquer tipo de câncer. Ter uma alimentação e hábitos saudáveis também colaboram”, explicou.

 

nazul2  nazul1

O médico oncologista Cícero Martins, do Grupo COI, tirou as dúvidas da plateia na palestra sobre câncer de próstata, realizada dia 26.

 

Cícero, que anteriormente trabalhou no Inca, contou casos de pacientes, alguns surpreendentes por negligência ou falta de conhecimento. “Muitas pessoas estão com sintomas, mas, por medo, não procuram o médico. As vezes escondem da própria família e, quando descobrem, já é tarde e a doença está num estágio mais avançado. Por isso, na primeira percepção de que algo está errado procure um médico e se oriente”, recomendou o especialista.

Confira as fotos e o vídeo no Facebook de Bio.

 

Jornalista e registro fotográfico: Gabriella Ponte

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.