7ocongressointernofiocruz100x100Reunindo delegados de diversas unidades da Fiocruz para debater e deliberar temas estratégicos, ocorreu, de 16 a 19 de novembro, a Plenária Extraordinária do VII Congresso Interno, na Tenda da Ciência. O primeiro dia foi marcado pelo início das atividades dos grupos de trabalho, com foco nas pautas exclusivas.  

O evento, que teve início às 9h, na Tenda da Ciência, no Campus Manguinhos, foi presidido pelo presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e coordenado pelo secretário geral do Congresso, o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI), Pedro Barbosa e pelo relator-geral e superintendente do Canal Saúde, Arlindo Fábio Gómez de Sousa. O chefe de gabinete, Fernando Carvalho, também fez parte da mesa. Delegados de Bio-Manguinhos marcaram presença durante os quatro dias, participando ativamente dos debates estratégicos nos grupos de trabalho. 

Pedro Barbosa explicou o processo de aprovação do regimento interno e reafirmou a razão de ser do Congresso. “Temos três grandes temas a serem tratados. É neste sentido que o regimento propõe a organização do Congresso, de modo a satisfazer esses três objetivos”, disse. Confira o Regimento aprovado no primeiro dia da Plenária.  

Após a apreciação e aprovação do Regimento Interno da plenária extraordinária do VII congresso, os grupos de delegados se reuniram para eleição de coordenadores e relatores dos GTs. Os dez grupos se encontraram, durante os quatro dias, nas salas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict).

No último dia da Plenária (19/11), os delegados deliberaram a atualização do Estatuto da Fiocruz, as Pendências do VI Congresso Interno e uma Carta Política. Também foram aprovadas três moções: de apoio e solidariedade às populações atingidas pelo crime ambiental da mineradora Samarco; de apoio ao Programa Nacional de Redução do Uso de Agrotóxicos (Pronara); e de solidariedade às vítimas de várias manifestações de intolerância, como os atentados em Paris. 

 

 delegados-congresso-interno

Delegados de Bio-Manguinhos marcaram presença durante os
quatro dias. Imagem: Bernardo Portella - Ascom/Bio-Manguinhos

 

Deliberações

Nas deliberações principais, os delegados aprovaram a transformação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict) e do Centro de Criação de Animais de Laboratório (Cecal) de unidade de apoio para unidade técnico-cientifica. O nome do Cecal passará para Instituto de Ciências e Tecnologias em Biomodelos.

A Ouvidoria,  o Canal Saúde,  a Editora Fiocruz, a Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação,  Gestão Tecnológica e da Qualidade, o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), o Centro de Estudos Estratégicos, a Coordenação de Comunicação Social (CCS) e de Cooperação Social, além do Centro de Relações Internacionais (Cris)  foram incorporados ao Estatuto Fiocruz.

Em relação a Bio-Manguinhos, o Documento de Referencia do Congresso afirmava que a Companhia Brasileira de Biotecnologia em Saúde  será  incorporada nos termos aprovados pela 3º Plenária Extraordinária do VI Congresso Interno, quando foi aprovada a proposta de PL de criação pelo Legislativo. Enquanto a mudança de modelo jurídico não é efetivada, Bio permanece no Estatuto Fiocruz na categoria de unidade técnico –cientifica. Os delegados então atualizaram o nome do Instituto como unidade técnico-cientifica no Estatuto. 

O Conselho Deliberativo Fiocruz tem 180 dias  após o termino desta plenária para, de forma integrada ao CD das unidades,  elaborar e aprovar os planos de ação para cada diretriz de aprimoramento do sistema de governança da Fiocruz.

 

Pendências do VI Congresso 

Também foi votado o Documento de Pendências do VI Congresso Interno, debatido nos grupos sem possibilidade de alterações. Como a matéria já havia sido discutida em plenárias anteriores, o texto não sofreu alterações e foi para votação na sua forma original. O documento foi deliberado com diversas mudanças.

Em seguida à aprovação, foi à plenária a Carta Política, cuja redação final ficou a cargo de uma relatoria específica, como aprovado no Regime Interno - um representante de cada grupo de trabalho e a comissão redatora designada pelo Conselho Deliberativo, responsável pela minuta inicial da Carta.

 Acesse a galeria de fotos no site e a lista completa de todos os documentos deliberados no site do VII Congresso Interno. 


Texto: Isabela Pimentel, com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Presidência (CCS/Fiocruz)

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.