A iniciativa em prol da prevenção do câncer de mama – o segundo mais frequente entre as mulheres e que pode levar à morte, está dando um tom rosa à unidade este mês. Uma palestra foi ministrada dia 27 e, dia 29, serão realizados exames clínicos das mamas nas colaboradoras. Esta campanha está sendo promovida pela Seção de Medicina do Trabalho (SEMTR/Dereh), em conjunto com Comunidade de Prática de Redes Colaborativas em Oncologia (CoP-Rede Onco).

Desde a década 90, o mês de outubro tem sido dedicado ao trabalho de conscientização sobre o câncer de mama, que afeta, anualmente, mais de 57 mil brasileiras. No primeiro semestre deste ano, foram realizados 1,8 milhão de mamografias, sendo 1,1 milhão na faixa etária de maior incidência (50 a 69 anos) da doença. Em Bio-Manguinhos, a ideia era que a campanha fosse interativa. Colaboradoras estão estampando os cartazes de divulgação espalhados por toda a unidade. Nesses cartazes, quem quiser aderir ao movimento, pode destacar uma fitinha rosa para colocar na blusa. Diversos funcionários também vestiram peças de roupa na cor que representa a campanha. 

 

outubro-rosa-2015

A médica Liz Maria, do INCA, tirou dúvidas da plateia de forma leve
e descontraída. Imagem: Gabriella Ponte - Ascom / Bio-Manguinhos

 

Palestra e exame

Foi ministrada a palestra “Discutindo a relação do câncer feminino e seus fatores de risco” pela médica Liz Maria de Almeida, do INCA, dia 27, no Auditório José Roberto S. Chaves. “Essa discussão é importante pois escutamos, todos os dias, que certo alimento causa câncer. Logo depois desmentem e contam de outro alimento. Isso confunde as pessoas. O que mostro é como isso começou na história do conhecimento médico e trazer para os dias de hoje, dando mais ênfase aos cânceres de mama e de cólo de útero”, explicou. Confira fotos aqui.

Já o Exame Clínico das Mamas (ECM) com encaminhamento para mamografia, foi oferecido no SEMTR (dentro do CTV), dia 29, das 8h às 18h. “Como no ano passado fizemos um trabalho de sucesso com 60 pacientes, resolvemos esse ano repetir a dose. Já que este tipo de câncer é tão recorrente, nós temos como preveni-lo. Fazendo este exame, as mulheres podem detectar a doença bem no começo e iniciar logo o tratamento”, conta a médica Claudia Lessa. Assista ao vídeo completo com o depoimento da médica aqui.

 

Corrida em São Paulo

As colaboradoras de Bio-Manguinhos Denise Pereira e Denise Aparecida (LATEB), Vera Lucia Rodrigues (DIPRO) e Kellen Nery (SEDES), junto com as colaboradoras da Fiocruz Monica Reis e Angelúcia Muniz, participaram da Meia maratona feminina W21 em São Paulo. O evento, que ocorreu dia 18/10, teve como lema o combate ao câncer de mama. “É um evento de grande importância na área esportiva que acontece anualmente em São Paulo. É a primeira maratona feminina da América Latina que já está em sua 2ª edição. Nós abraçamos a causa em Bio e também em São Paulo”, contou Denise Aparecida. Confira fotos da corrida na fanpage de Bio.

 

Fiocruz

De 1 a 31/10, a FioSaúde garante às suas beneficiárias isenção de participação em mamografias e/ou ultrassonografias de mama. Esta campanha é realizada desde 2013 pela Caixa de Assistência, reforçando a importância de realizar os exames preventivos.

 

Jornalista: Gabriella Ponte

  

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.