A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde abriu consulta pública sobre o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais apresentado pelo Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

A consulta está aberta desde 20 de agosto até 8 de setembro no site da Conitec (aqui) para que sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas, à proposta de protocolo.

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais é um dos documentos de uma série de publicações do DDAHV/SVS/MS para o uso dos medicamentos mais eficientes para a prevenção e o tratamento da sífilis, das hepatites virais (B e C) e da infecção pelo HIV, especificamente, para a população gestante, de forma a evitar o surgimento dessas infecções nos bebês.

 

aids-430x285

O protocolo é um dos documentos para o uso dos medicamentos mais eficientes
para a prevenção e o tratamento de diversas doenças para que a gestante
não infecte seu bebê. 
Imagem: Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

 

Esta é a primeira vez que os três agravos – HIV/aids, hepatites virais e sífilis – são abordados de maneira integrada em um protocolo. Essas três infecções têm em comum vias de transmissão semelhantes, notadamente a sexual, e a coexistência de dois ou mais agravos no paciente influencia na evolução de ambas ou mais doenças.

O objetivo deste Protocolo é contribuir para melhorar a qualidade da atenção à saúde no enfrentamento da transmissão vertical e reforçar as ações da Rede Cegonha de prevenção, assistência, vigilância e tratamento no pré-natal, parto e recuperação pós-parto. O PCDT é fundamentado em extensa revisão de evidências científicas e validado em discussão com especialistas.

O DDAHV/SVS/MS, em conjunto com estados, municípios, organizações não governamentais, entidades de classe e demais instituições envolvidas com a temática, estabelece e apoia estratégias efetivas para redução dessa transmissão vertical, visando a sua eliminação no Brasil.



Fonte: Assessoria de Comunicação/ Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

 

Leia Mais:

arrow-2 HIV: sintomas, transmissão e prevenção

arrow-2Hepatite B: sintomas, transmissão e prevenção

arrow-2 Hepatite C: sintomas, transmissão e prevenção 

arrow-2 Conheça o teste para diagnóstico NAT HIV/HCV/HBV

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.