Em virtude da ‘Semana Nacional de Combate às Leishmanioses’, celebrada em agosto, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promove uma série de atividades visando o intercâmbio de conhecimento e o incentivo a novas parcerias. O ‘III Encontro Comemorativo da Semana Nacional de Controle e Combate às Leishmanioses’, que será realizado nos dias 11 e 12 de agosto, discutirá a pesquisa integrada, o desenvolvimento de estratégias terapêuticas e de novos fármacos e a história do tratamento das leishmanioses. 

Voltado para pesquisadores, profissionais e alunos de graduação e pós-graduação envolvidos em projetos de pesquisa, ensino e inovação em leishmanioses, o evento tem por objetivo apoiar e estimular ações educativas, preventivas e de controle. Para participar, basta preencher a ficha de inscrição online (clique aqui) e enviar para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 de julho. Profissionais e estudantes interessados em apresentar trabalhos deverão enviar resumo, juntamente com a ficha de inscrição, para o mesmo endereço de email Confira as instruções para a confecção de resumos (clique aqui). As atividades acontecem no Auditório Emmanuel Dias do Pavilhão Arthur Neiva (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro).

 

leishmaniose-protozoario-430x285

Forma amastigota de Leishmania donovani em uma célula da medula óssea.
Imagem: Creative Commons

 

Destaques

 

Palestras, conferências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e de pôsteres marcam os dois dias de evento. Um dos destaques é a presença da assessora regional para leishmanioses nas Américas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Ana Nilce Maia-Elkhoury, que discute ‘O Desafio no Controle das Leishmanioses nas Américas’. Já a professora da Universidade Federal do Piauí, Dorcas Lamounier, abordará a Leishmaniose visceral grave. As políticas institucionais de fomento, o papel dos Laboratórios de Referência e o desenvolvimento de estratégias terapêuticas também serão abordados no encontro. Confira a programação preliminar (clique aqui).

 

Fonte: Lucas Rocha (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

 

Leia Mais:

arrow-2 Leishmaniose: sintomas, transmissão e prevenção

arrow-2 Conheça os produtos de Bio-Manguinhos: o teste rápido DPP® Leishmaniose Canina e os ensaios sorológicos de Leishmaniose Canina e Leishmaniose Humana

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.