O Centro de Cidadania LGBT Arouche passou a realizar o teste rápido de HIV por meio de fluido oral. Trata-se do procedimento conhecido como DPP-HIV (Dual Path Plataform), do inglês, (Plataforma de Caminho Duplo), que detecta os anticorpos que o organismo produz contra o HIV por meio da saliva. O teste é feito na sala de atendimento do Centro e precisa ser agendado por telefone.

O teste rápido dura 30 minutos. “Durante este tempo, a pessoa permanece na sala de atendimento. Não atendemos outra pessoa até sair o resultado. Para evitar fila, é melhor agendar”, explica a atendente Aline Marques, que é aluna do programa Transcidadania.

Além de Aline, outras duas alunas do Transcidadania fizeram o curso de capacitação técnica no Centro de Testagem e Aconselhamento Henrique de Souza Filho – Henfil para realização dos exames. “Se o teste der positivo, realizamos novamente o procedimento. Caso volte a dar positivo, encaminhamos a pessoa para o Centro Henfil. Lá, ela faz exames mais rigorosos e começa o tratamento”, diz Aline.

 

teste-lgbt

Centro de Cidadania LGBT atende ao público desde
março de 2015. Imagem: César Ogata / SECOM-SP

 

O teste 

O teste do fluido oral é um exame de triagem disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. É realizado no Centro de Cidadania LGBT Arouche numa parceria com o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O kit do DPP é produzido pelo laboratório Bio-Manguinhos/Fiocruz, do Rio de Janeiro.

Ele contém uma haste coletora descartável (para obtenção da saliva), um frasco com solução, no qual é colocada a haste coletora após a obtenção da amostra, e um frasco com a solução de reação. Esses líquidos são colocados em um suporte plástico de teste, no qual ocorre a reação química. Logo, a revelação do resultado, ou seja, negativo ou positivo.

 

Recomendações

Para realizar o teste, são necessários alguns procedimentos. A recomendação é que deixe a concavidade da boca o mais natural possível. Para isso, recomenda-se não comer, beber (sucos, água, refrigerantes e bebidas alcoólicas), fumar, escovar os dentes, usar antisséptico bucal, chupar pastilhas e mascar chiclete, pelo menos 30 minutos antes do exame. “Essas coisas podem dar alguma interferência no resultado. Por isso é necessário que se obedeça a essas recomendações”, explica Aline.

 

Fonte: Prefeitura de São Paulo

 

Leia Mais:

arrow-2 HIV: sintomas, transmissão e prevenção 

arrow-2 Conheça o teste rápido de Bio-Manguinhos: DPP® HIV - 1/2 

  

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.