Dr. Cláudio Mafra é médico veterinário com mestrado em Parasitologia e doutorado em Bioquímica, com pós-doutorados no Centro de Colaboração da OMS para Doenças Tropicais e no Centro para Defesa Biológica e Doenças Infecciosas Emergentes, Laboratório Nacional de Galveston, na Universidade do Texas Medical Branch em Galveston, EUA. Atualmente, o Dr. Mafra atua como professor titular no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil, contribuindo como professor e orientador nos programas de mestrado e doutorado em Bioquímica Aplicada nesta e em outras instituições de ensino superior, pesquisa e inovação.
Sua expertise abrange Doenças Parasitárias, Bioquímica e Biologia Molecular de Parasitas e Vetores, Bioinformática, Epidemiologia Molecular e Biossegurança. Com um forte interesse em Gestão e Governança de Biossegurança e Bioproteção, o trabalho do Dr. Mafra atualmente concentra suas atividades em regulamentos e padrões nacionais e internacionais, bem como no desenvolvimento e avaliação de políticas, práticas e rotinas diárias. Também se dedica a entender os desafios enfrentados, especialmente pelos países latino-americanos, no campo da biossegurança e bioproteção, apoiando diversas instituições no desenvolvimento de projetos de biossegurança e bioproteção e instalações de alta e máxima contenção biológica.
O Dr. Mafra é certificado para trabalhar e operar em ambientes de alta contenção biológica (NB-3, NBA-3) de acordo com os padrões adotados pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), EUA. Profissional certificado em Avaliação de Risco Biológico pela International Federation Biosafety Associations (IFBA), Canadá, atua como presidente do Conselho de Certificação desta federação. Também é consultor em Biossegurança e Bioproteção para diversas instituições no Brasil e no exterior, incluindo CNPq, CAPES, FINEP, FAPESP, ABNT, Great Challengers - Canadá, Biosecurity Center, SANDIA/USDA, HSP/BEP/NDF-DoS, Griphon Scientific, e iGEM.
Ele contribuiu para os Grupos de Trabalho do GSI/PR, destinados ao Estudo do futuro laboratório NB-4 brasileiro e também para o Desenvolvimento da Política Nacional de Biossegurança e Bioproteção. É autor do livro "Pensando em uma Infraestrutura Estratégica Nacional: O Laboratório BSL-4 Brasileiro". Atualmente, atua como presidente da Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção (SB3) e é membro da Sociedade Americana de Segurança Biológica (ABSA), EUA, buscando apoiar e promover o avanço da área em níveis nacional e internacional. É membro da AMexBio.