perguntas frequentes alfainterferona 2b

Os interferons são um grupo de proteínas naturalmente produzidas no organismo e têm função imunoreguladores, ou seja, aumentam a capacidade do organismo de destruir células tumorais, vírus e bactérias. São classificados como alfa, beta e gama — este último também chamado imuno-interferon.Há 14 diferentes proteínas interferons alfa (subtipos com especificidades ligeiramente distintas). Os interferons beta e gama são proteínas que não apresentam subtipos. Os interferons alfa são capazes de impedir a replicação viral e são anti-proliferativos. Têm um efeito imunomodulatório. 

 

 

  • Para que serve a Alfainterferona 2b?
    É utilizado nos tratamentos contra hepatites virais B e C crônicas, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), leucemia mielóide crônica, tricoleucemia, tumores sólidos (Sarcoma de Kaposi, melanoma maligno, carcinoma renal) e infecção pelo vírus da aids.
  • Como a alfainterferona 2b deve ser armazenada e transportada?
    Deve ser mantida sempre entre 2ºC a 8ºC, ou seja, temperatura de geladeira. Para ser transportada, é preciso que seja acondicionada em embalagem térmica fechada com gelo, evitando troca de calor com o ambiente.
  • Posso retirar os frascos da embalagem original para colocar na caixa de isopor que uso para transportar o medicamento à minha residência?
    Todo medicamento deve ser armazenado em sua embalagem original até o momento do uso, pois ela foi projetada para proteger e guardar o produto de maneira ideal.
  • A alfainterferona 2b pode substituir o interferon alfa 2a?
    Para o tratamento da hepatite viral crônica C, de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite Viral Crônica C (Portaria SAS/MS nº 863, de 4 de novembro de 2002), podem ser utilizados tanto o interferon alfa subtipo 2a quanto o interferon alfa subtipo 2b.
  • O produto tem que ficar na geladeira antes de ser diluído?
    De acordo com estudos realizados no desenvolvimento da produção da alfainterferona 2b humana recombinante, o produto mantém-se íntegro e ativo quando armazenado na geladeira (temperatura entre 2ºC e 8ºC) durante todo o tempo. Recomenda-se que o medicamento seja retirado da geladeira no momento do uso e imediatamente aplicado após a reconstituição.
  • A alfainterferona 2b pode ficar algum tempo em temperatura ambiente?
    A alfainterferona 2b não deve ser armazenado em temperatura ambiente. Caso ocorra um armazenamento inadequado, deve-se recolocar imediatamente o produto na geladeira e entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente de Bio-Manguinhos (08000 210 310), para comunicar as condições a que foi exposto, especialmente tempo e temperatura. Existem estudos de estabilidade que garantem que a alfainterferona 2b humana recombinante mantém suas propriedades quando exposta a determinadas condições adversas.
  • Quais as vias de administração do produto?
    A alfainterferona 2b humana recombinante é de uso intramuscular, intravenoso, subcutâneo, intraperitoneal e intratecal. A via de administração preferencial é intramuscular ou subcutânea. As vias intravenosa, intratecal e intraperitoneal requerem a administração por profissional de saúde treinado.
  • Que reações a alfainterferona 2b pode causar?
    Toda e qualquer reação deve ser comunicada ao médico. A maior parte destas reações é bastante conhecida e depende do tratamento e das doses empregadas. As principais são: febre, dor de cabeça, calafrios, dores musculares, dores nas articulações, fraqueza, perda de apetite e mal estar geral. No caso de aparecimento de outros sintomas, consulte seu médico.