somar comissao responsabilidade socioambiental bio manguinhos fiocruz

Somar aos projetos das comunidades vizinhas da Fiocruz, diminuir diferenças, multiplicar voluntários e dividir conhecimentos. Essas são as premissas que conduzem o trabalho da Responsabilidade Socioambiental de Bio-Manguinhos (Somar).

Criada em 2007 para dar respostas proativas aos desafios vividos pela população vizinha a Fiocruz, representa mais um instrumento de atuação engajada de Bio-Manguinhos nas questões de desenvolvimento sustentável.

Desta forma, nossos colaboradores também podem aproveitar seu potencial para contribuir ainda mais com a sociedade. É uma oportunidade de fortalecer iniciativas existentes, propor ações e, consequentemente, tornar nossas atividades mais transparentes. O Somar vem também ao encontro do movimento global de aprimoramento dos mecanismos de gestão em relação à responsabilidade socioambiental.

Todas as ações desenvolvidas pela Responsabilidade Socioambiental de Bio-Manguinhos, pontuais ou de continuidade, têm o apoio da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz. O trabalho integrado fortalece o diálogo entre as unidades fomentando a colaboração participativa nas ações socioambientais. Conheça aqui a fanpage no Facebook. Confira abaixo as iniciativas:

 

somar crescendo com manguinhosCrescendo com Manguinhos

O Projeto Crescendo com Manguinhos desenvolve um conjunto de ações voltadas para uma participação mais atuante dos envolvidos no desenvolvimento sustentável do território.

Desta forma, o projeto se organiza em ações, sendo as ações com foco pedagógico: Geração Manguinhos, Oficina do Empreendedor e Atividades para Adultos, e uma ação com o foco na Geração de Trabalho e Renda, a ação Costurando em Manguinhos

Geração Manguinhos

A ação Geração Manguinhos, com atividades focadas no público entre 10 a 13 anos e dois anos de duração, propõe uma metodologia participativa para formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres capazes de promover transformações sociais na saúde integral com desenvolvimento de atividades através das unidades temáticas Eu e o Mundo, Vida, Tecnologia & Sociedade; Grupos de Estudos; Ação e Criação; Espaço Ágora.

 

Oficina do Empreendedor

Com participação de indivíduos na faixa etária entre 14 e 21 anos, a Oficina do Empreendedor tem duração de um ano. Surgiu diante da necessidade de dar continuidade ao trabalho realizado no Crescendo com Manguinhos, através da transição que se apoia no convite ao jovem a agir de maneira consciente e independente. O objetivo é despertar nos participantes as características empreendedoras inibidas pelo sistema, resgatar a autoestima, senso crítico e reflexivo, despertar a capacidade de criar, inovar, coragem de assumir riscos e crescer em ambientes instáveis.

Oportunidades para adultos

A ação Oportunidades para Adultos oferece atividades para pessoas com mais de 18 anos. Nesta ação, os participantes podem participar de um curso de informática, de atividades físicas ou da dobradinha empreendedora. Os participantes podem participar de uma ou mais destas atividades, à sua escolha.

 

 

Confira abaixo o número de jovens atendidos:

infografico somar

 

Assista, nessa matéria produzida pela UNISUAM, ao relato de jovens atendidos pelo Somar.  

 

Provoc Bio Somar

Em parceria com a Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio foi criado, em 2008, o Programa de Iniciação Cientifica em Bio-Manguinhos, Provoc Bio-Somar, atendendo jovens estudantes da Escola Estadual Professor Clóvis Monteiro. Cada jovem possui um plano de trabalho elaborado pelo orientador, e ao final das fases do programa, os jovens apresentam pôsteres sobre o tema na Semana de iniciação Científica da Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio.

 

Desenvolvimento local no Polo Industrial e Tecnológico de Saúde

Outra iniciativa que merece destaque é a interface do Somar com o projeto de implantação do Complexo Tecnológico em Insumos Estratégicos (CTIE), em Eusébio (CE), na linha de desenvolvimento local, com o objetivo de traçar estratégias socioambientais na implantação do Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais em Eusébio-CE.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.