Acesso à informação #CopaDasCopas

Somar: Responsabilidade Socioambiental de Bio-Manguinhos

bio-manguinhos-fiocruz-responsabilidade-socioambiental-somar-2Somar aos projetos das comunidades vizinhas da Fiocruz, diminuir diferenças, multiplicar voluntários e dividir conhecimentos. Essas são as premissas que conduzem o trabalho da Responsabilidade Socioambiental de Bio-Manguinhos (Somar).

Criada em 2007 para dar respostas proativas aos desafios vividos pela população vizinha a Fiocruz, representa mais um instrumento de atuação engajada de Bio-Manguinhos nas questões de desenvolvimento sustentável.

Desta forma, nossos colaboradores também podem aproveitar seu potencial para contribuir ainda mais com a sociedade. É uma oportunidade de fortalecer iniciativas existentes, propor ações e, consequentemente, tornar nossas atividades mais transparentes. “Somar” vem também ao encontro do movimento global de aprimoramento dos mecanismos de gestão em relação à responsabilidade socioambiental.

Todas as ações desenvolvidas pela Responsabilidade Socioambiental de Bio-Manguinhos, pontuais ou de continuidade, tem o apoio da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz. O trabalho integrado fortalece o diálogo entre as unidades fomentando a colaboração participativa nas ações socioambientais. Conheça aqui a fanpage no Facebook. Confira abaixo as iniciativas:

 

 

arrow-1 Crescendo com Manguinhos

dia-da-arvore-5

O Projeto Crescendo com Manguinhos desenvolve um conjunto de ações, baseado na Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, com o propósito de atender o jovem de forma integral, procurando abranger o conceito de saúde como bem-estar físico, psíquico e social, bem com a busca pela proatividade para que o jovem possa agir com intencionalidade em suas práticas dentro do universo da promoção da saúde.

Sendo assim, as ações seguem uma linha baseada na saúde integral abordando temas como meio ambiente, biblioteca, inclusão digital, cidadania, cultura e esportes para jovens moradores de Manguinhos de 10 a 13 anos, pensando na formação para a cidadania plena, indivíduos capazes de promover transformações sociais.

Em 2015, a turma experimental do curso de informática para pais e responsáveis com certificação pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), universidade parceira na linha de inclusão digital, foi o pontapé inicial para mais uma frente Crescendo com Manguinhos.  Em 2016 encerramos a turma com 10 adultos aprovados.

Desde 2009 o projeto recebeu 234 jovens, e como em 2015, promoveremos em 2017 o II Encontro com os Egressos, com a proposta de avaliar as conquistas e reestabelecer metas contribuindo com o protagonismo juvenil em Manguinhos. 

 

 

arrow-1 Oficina do Empreendedor

oficina-ermpreendedor

A Oficina do Empreendedor é uma estratégia didática para o desenvolvimento da capacidade empreendedora de jovens que tiveram a oportunidade de fazer parte do projeto Crescendo com Manguinhos e a partir de 2016, disponível para jovens de Manguinhos acima de 13 anos.

Surgiu diante da necessidade de dar continuidade ao trabalho realizado no Crescendo com Manguinhos, através da transição que se apoia no convite ao jovem a agir de maneira consciente e independente. O trabalho envolve relações multiformes com a realidade, de forma diferenciada e congruência entre o seu próprio eu e realidade individualmente construída. 

  

Confira abaixo o número de jovens atendidos:

tabela-somar-1

 

Assista, nessa matéria produzida pela UNISUAM, ao relato de jovens atendidos pelo Somar.  

 

Exposição promovida pelo Provoc Bio Somar.arrow-1 Provoc Bio Somar

Em parceria com a Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio foi criado, em 2008, o Programa de Iniciação Cientifica em Bio-Manguinhos, Provoc Bio-Somar, atendendo jovens estudantes da Escola Estadual Professor Clóvis Monteiro. Cada jovem possui um plano de trabalho elaborado pelo orientador, e ao final das fases do programa, os jovens apresentam pôsteres sobre o tema na Semana de iniciação Científica da Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio.

Para turma 2015/2016, recebemos 3 jovens para iniciação e aprovamos 1 jovem para o 2º ano da fase avançado. Todos os Jovens possuem vínculo com a EPSJV e são cadastrados no Departamento de Recursos Humanos de Bio-Manguinhos e recebem apoio da Responsabilidade Socioambiental. 

 

 

Costureiras das comunidades de Manguinhos.

arrow-1 Projeto Costurando em Manguinhos

Realizamos em 2015 o primeiro projeto de geração de trabalho e renda. Costurando em Manguinhos foi implantado como um projeto de formação, qualificação profissional e capacitação de agentes multiplicadores no ramo de vestuário, englobando atividades de incentivo e geração de trabalho e renda.

O projeto contribuiu com a construção de alternativas de trabalho e renda para 8 mulheres remanescentes de uma antiga cooperativa de Manguinhos. Costurando em Manguinhos foi conduzido em parceria com a Coordenação de Cooperação Social da Presidência/Fiocruz, integrando as ações socioambientais de Bio-Manguinhos às diretrizes da Fiocruz.

 

 

entrevistas

arrow-1 Interface Projeto Bio-CE na linha Desenvolvimento Local

Outra iniciativa que merece destaque é a interface do Somar com Projeto BIO-CE na linha de desenvolvimento local, com o objetivo de traçar estratégias socioambientais na implantação do Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais em Eusébio-CE - CTPV. Desde setembro de 2014, a coordenação executiva do Somar integra a equipe BIO-CE, e a aproximação com a comunidade tem estreitado a relação da instituição com as comunidades vizinhas a nova instalação de Bio-Manguinhos no Ceará.