laura-castanheira-100x100O trabalho integrado entre Bio-Manguinhos e a Rede Fiocruz de Pesquisa Clinica (RFPC), permitiu que fosse realizado o curso "Desenvolvimento não clínico, clínico e registro de produtos biofarmacêuticos", entre 24 e 27 de março, ministrado pela ex-gerente de Avaliação de Segurança e Eficácia da Anvisa, atualmente cedida para a Hemobras, Laura Castanheira.

O curso faz parte dos módulos de capacitação ofertado pela Coppe/UFRJ e Laura Castanheira, ciente da importância do conteúdo, colocou-se a disposição para realizá-lo in company aos profissionais da Fiocruz. A atividade contou com participação de 40 profissionais de 12 órgãos da Fiocruz. Destes, 22 eram colaboradores de Bio-Manguinhos, profissionais das assessorias Clínica e de Assuntos Regulatórios, além de gerentes de programas.

Além deles, marcaram presença representantes da Vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR), Farmanguinhos, Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR), Instituto Nacional de Infectologia (INI), Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), Fiocruz-MS, Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM).

 

laura-castanheira-interna

Laura Castanheira abordou itens necessários à obtenção do registro
de produtos. Imagem: Paulo Schueler - Ascom /Bio-Manguinhos

 

Profissionais da Assessoria Clínica de Bio, Claudia Pires e Dayana Vieira colaboraram decisivamente para a realização do curso. “Promover esse evento para nossos colaboradores é uma oportunidade não apenas pela economia, uma vez que foi sem custo para Bio-Manguinhos, mas principalmente pelo processo de trabalho integrado com as demais unidades da Fiocruz”, ressalta Dayana.

“A experiência da instrutora propiciou aos participantes a oportunidade de conhecer de forma detalhada os aspectos que são considerados pela agência reguladora ao avaliar o desenvolvimento e registro de produtos biofarmacêuticos”, relata Claudia. A área de capacitação do Dereh, em conjunto com a RFPC, já está articulando um segundo curso para atender a outros profissionais que não tiveram oportunidade neste momento.


Jornalista: Paulo Schueler

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.