cooperação-social-100x100-Com o objetivo de construir parâmetros para avaliar as iniciativas desenvolvidas por suas diversas unidades e elaborar novos indicadores, a Coordenadoria de Cooperação Social da Fiocruz tem promovido reuniões entre os membros do Grupo de Trabalho (GT) dedicado ao tema. O GT começou os trabalhos em setembro de 2013, com a participação de 13 unidades. Desde junho de 2014, foram realizados 24 encontros, quando foi finalizada a etapa de construção dos indicadores.

Em novembro do ano passado, ocorreu um novo evento e desde então, o trabalho avançou bastante, estando atualmente na fase de testes. As discussões se baseiam em sete eixos conceituais: participação social, territorialidade, construção compartilhada do conhecimento, sustentabilidade, políticas públicas, reaplicabilidade e transformação social.
 
A partir da construção coletiva dos indicadores, o trabalho entrou na fase de testes, para avaliar se as questões elaboradas possuem a clareza, a objetividade e o uso que inicialmente fora projetado. Com base nas críticas e sugestões, será iniciada a fase de validação, na qual serão realizados ajustes e correções necessárias.
 

cooperacao-social-430x285
Desde junho de 2014, foram realizados 24 encontros,
quando foi finalizada a etapa de construção dos indicadores

 


A coordenadora da Comissão de Responsabilidade Socioambiental de Bio-Manguinhos (Somar), Gisele da Silva Andrade e representante de Bio no GT, conta que a criação destes indicadores é um passo fundamental para a avaliação e promoção de melhorias nos projetos sociais da Fundação. “Antes, os resultados em cooperação social eram subjetivos, baseados apenas em análise de dados. Agora, os indicadores sociais irão nos apontar diretrizes, permitindo traçar um perfil de cada projeto, dando mais visibilidade e transparência aos resultados junto à Fiocruz”, destaca.

Os coordenadores de cada uma das 13 unidades participantes receberam um questionário com 27 perguntas, que deverá ser respondido até o dia 6 de março. 


Jornalista: Isabela Pimentel

Imagem: Ensp /Divulgação

    

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.