doesangueA escolha do final de novembro para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue não é em vão e foi pensada considerando o fato de que, entre dezembro e janeiro, os estoques de sangue nas unidades de saúde sofrem baixa. No mesmo período em que ocorre a diminuição do número de doadores, por conta das férias e festas, também aumenta a demanda por doação, devido a maior ocorrência de acidentes. Daí a importância das campanhas de estímulo para atrair mais doadores.

Atualmente, 3,6 milhões de bolsas de sangue são coletadas por ano no Brasil, e apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue. Dessas bolsas, cerca de 70% são coletadas nos 14 hemocentros públicos. Todas, portanto, passam pelo teste NAT produzido em Bio-Manguinhos.

sangue-interna

Campanha solicita doação de sangue em períodos de baixa nos estoques
dos hemocentros. Imagem: Divulgação - Ministério da Saúde

 

Banco virtual de doadores

O Ministério da Saúde tem uma ferramenta de incentivo à doação de sangue.  Na Fanpage Doe Sangue, o aplicativo do Banco de Doadores virtual tem a missão de agregar e cadastrar doadores de sangue em todo o Brasil.

Ele é simples: você faz um cadastro com tipo sanguíneo, estado, idade e e-mail. Caso alguém precise de uma doação de tipo sanguíneo específico, você consegue através do aplicativo pedir a doação apenas para os doadores virtuais daquele estado e tipo sanguíneo. Assista a reportagem que explica a novidade.

 

Jornalista: Paulo Schueler

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.