Bio oferecerá aos estudantes de medicina da UniRio a disciplina Pesquisa Clínica como eletiva e os alunos terão acesso ao conteúdo em sua grade curricular. As aulas presenciais começam no 1º semestre de 2015. “A ideia surgiu a partir da experiência dos docentes que ministram a disciplina de Epidemiologia da Escola de Medicina e Cirurgia da UniRio. Os alunos demonstraram um grande interesse em entender e participar dos estudos em pesquisa clínica desde o início da graduação em medicina”, ressalta Tatiana Guimarães de Noronha, da Assessoria Clínica (Asclin) de Bio-Manguinhos, responsável pelo projeto.

“Diante dessa necessidade, umas das docentes da escola, Glória Regina da Silva e Sá, que já foi colaboradora de Bio-Manguinhos, nos convidou para realizar esse curso. O objetivo da disciplina é promover a discussão da pesquisa clínica durante a formação em saúde, proporcionando aos estudantes uma inserção precoce em um cenário de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em saúde”, complementa Tatiana.

 

pesquisa-clinica-interna

Tatiana Guimarães de Noronha, da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos,
durante filmagem de sua aula. Imagem: Paulo Schueler - Ascom/Bio-Manguinhos



A iniciativa, planejada pela Asclin e a UniRio, conta ainda com apoio da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro - para estruturação do Centro Coordenador de Pesquisa Clínica Heitor Beltrão, que é campo de estágios para os alunos da UniRio.

Participam do curso, como professores, 12 profissionais de Bio, sendo 11 da Asclin e um da Assessoria de Assuntos Regulatórios (Asreg). Serão 18 aulas teóricas gravadas, que serão disponibilizadas em DVD aos alunos da disciplina da UniRio e poderão ser disponibilizados também para futuros colaboradores dos estudos clínicos conduzidos pela Asclin, além de instituições parceiras, no contexto de educação continuada.

Também ocorrerão encontros presenciais para discussão das aulas teóricas e quatro momentos de atividades práticas, como exercícios e discussão de casos, além de uma avaliação formal. Esses encontros presenciais serão divididos entre os profissionais da Asclin e da UniRio. “Pretende-se dar continuidade a essa disciplina optativa para todo o ano letivo de 2015, uma vez a cada semestre, com previsão de extensão para 2016, dependendo do número de alunos inscritos. A disciplina já foi aprovada pelo colegiado da UniRio e será inserida na grade curricular de 2015”, conclui Tatiana.

 

Jornalista: Paulo Schueler

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.