Cerca de 5 mil pessoas visitaram a Fundação Oswaldo Cruz na 21ª edição do Fiocruz pra Você, que ocorreu neste sábado (8/11). O evento, que integra a 36° Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil, lançada pelo Ministério da Saúde (MS), transformou a instituição em um dos principais postos de vacinação do Brasil: 2.550 foram vacinadas contra as doenças em Manguinhos. Este ano, a meta do MS era imunizar cerca de 13 milhões de crianças em todo o país. Jogos, brincadeiras, pinturas no rosto, visitas de famosos da tevê e dos esportes reforçaram o lado lúdico da programação.

Durante o evento, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, destacou que a campanha anual de vacinação contra a poliomielite é fundamental para o controle da doença no país. Ele também afirmou que faz parte da missão da Fundação incentivar a consciência sanitária da população, fazendo com que as pessoas percebam a importância da saúde, conheçam elementos da ciência e da tecnologia e compreendam a importância de sua participação. “Essas atividades que promovemos na Fiocruz só fazem sentido se a população entender o porquê de a vacina ser um instrumento fundamental para a saúde pública, compreender os benefícios de iniciativas como essas, e discutir questões ligadas à área de ambiente, saúde e ciência”, disse.

 

 fpv-jogo1   fpv-pula2

A garotada se divertiu com o Jogo das Vacinas, parceria de Bio com a Casa de Oswaldo Cruz através do Ciência Móvel, e com o pula-pula em forma de castelo

 

Bio-Manguinhos, responsável pela fabricação da vacina poliomelite, marcou presença com iniciativas como o Jogo das Vacinas e o pula-pula, que divertiram o público infantil. A criançada também ganhou a revista “Clubinho de Bio”, com passatempos lúdicos sobre imunizações. Crianças atendidas pelo projeto Crescendo com Manguinhos, da Comissão Somar, fizeram apresentação musical durante o Fiocruz pra Você.

Adriana Ribeiro Mendonça, da Vice-diretoria de Produção (VPROD), levou seus dois filhos ao evento. “Todo ano eu venho, trago eles para se divertirem, o Guilherme (7 anos) e a Marcela (2 anos). Sempre trouxe para tomarem a vacina, e além disso adoramos o Fiocruz pra Você”.

Luciana Madureira de Araújo, do Departamento de Vacinas Virais (Devir) trabalha em Bio há 23 anos e sempre comparece ao Fiocruz pra Você. “Eu acho essa iniciativa da Fiocruz de abrir as portas para a sociedade e promover esta grande vacinação maravilhosa. É uma oportunidade para que pessoas que não conhecem o campus venham, participem e aprendam mais sobre ciência e saúde”, comenta Luciana, que estava acompanhada do marido e da filha, Maria Rita, de 2 anos. “Ela não queria sair do pula-pula e recebeu a revista Clubinho de Bio. Com certeza, ela vai colorir em casa”, completou.

 

 fpv-entrevista3  fpv-somar4

Luciana, com Maria Rita no colo, sempre vem ao evento. Zé Gotinha interagiu com as crianças do Projeto Crescendo com Manguinhos durante a apresentação

 

Costureiras presentes em um estande

O projeto social “Costureiras da Varginha” marcou presença no evento. As participantes da iniciativa, que tem a proposta de reorganizar e estruturar o grupo de costureiras que trabalham de forma associativa desde o fim das atividades da Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos de Manguinhos (Cootram), estavam satisfeitas por colaborar com o Fiocruz pra você.

O grupo de oito costureiras permanecem na Comunidade Parque Carlos Chagas, em Manguinhos, e, com base neste projeto, iniciaram há um ano a estruturação empreendedora com o Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo (NAE) da Unisuam.

Em julho, elas entregaram o primeiro lote de sapatilhas descartáveis de TNT para a unidade. Foram 10 mil pares. O compromisso assumido é fornecer, até maio de 2015, 334 mil pares. Se depender do diretor de Bio-Manguinhos, Artur Couto, a parceria terá vida longa. “A qualidade do material é muito superior à que estamos acostumados. Se conseguirem atender a nossa necessidade, não teremos porquê comprar de outro fornecedor”, afirmou. 

Além das oito costureiras, a iniciativa beneficia também 15 aprendizes de costura, que futuramente poderão ampliar o grupo atual. Rosângela Rosemary Flor Teixeira, que está no grupo há cinco anos, está adorando a parceria. “Todas do projeto estão muito satisfeitas. Estamos planejando, para 2015, que as aprendizes venham complementar o grupo e ajudar a aumentar a produção”, contou. “Gostaríamos também de produzir toucas com o mesmo material para que os colaboradores que trabalham nos laboratórios de Bio possam utilizar, um plano a ser concretizado mais pra frente”, adiantou.

 

 fpv-vacinacao5   fvp-costureira6

Mais de 2,5 mil crianças foram imunizadas só no evento. As Costureiras de Varginha no estande com as sapatilhas descartáveis que produzem para Bio

 

Há cinco anos como Zé Gotinha

O técnico em liofilização (uma das etapas da produção de vacinas) Anselmo Marques de Oliveira trabalha em Bio há 15 anos e, pela quinta vez consecutiva, esteve presente como o Zé Gotinha, sendo festejado pela garotada.

Anselmo afirma ser cansativo passar o dia com a fantasia e ter de estar sempre à disposição, mas para ele os sorrisos e abraços das crianças e adultos compensam. “É indescritível a emoção. Todo ano tem algo diferente, mas o sentimento de alegria é sempre o mesmo, de carinho, de recompensa. As menores sentem medo, outras agarram e não querem mais soltar. É muito divertido”, afirmou.

 

                                               fpv-zegotinha7            fpv-zegotinha8

Anselmo se fantasia de Zé Gotinha há cinco anos e tira fotos com crianças e adultos durante todo o evento

 

Esse ano, foi feita uma nova fantasia e esse detalhe não passou em branco. “Além de mais fofo, a roupa foi feita sob medida, pois antes eu vestia a roupa que o colaborador anterior usava. Foi especial pra mim nesse sentido, como se eu estivesse usando o uniforme de um herói. Ele é o símbolo da campanha e isso deu um orgulho a mais. Inclusive, orgulhosa é minha filha, de sete anos, que conta para todos que o pai dela é o Zé Gotinha”, contou Anselmo, com sorriso no rosto.

Para ele, participar da produção da vacina e, no dia do evento, ver o produto ser usado na imunização das crianças, com ele fantasiado de Zé Gotinha, é uma experiência completa. “Trabalhar em uma instituição que produz as vacinas que são distribuídas pelo Brasil inteiro é muito gratificante, e também ser parte dessa história, principalmente da erradicação da doença no país. Sinto que faço a minha parte em prol da saúde pública brasileira”, concluiu.

 

Texto e imagens: Gabriella Ponte e Paulo Schueler - Ascom / Bio-Manguinhos

 

Saiba mais:

Poliomielite: um histórico das conquistas de Bio-Manguinhos

Mudando a história: parcerias alteraram a situação do sarampo no país

Jogo de vacinas é criado para estimular vacinação além dos grandes centros

Fiocruz pra Você foi um sucesso!

 

Confira também:

Todas as fotos na fanpage de Bio no Facebook

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.