A 21ª edição do Fiocruz pra Você vai trazer para o campus Manguinhos muitas brincadeiras e atividades que estimulam o conhecimento em saúde e ciência e imunização. A atividade é parte da 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que  vai acontecer dia 8 de novembro, das 8h às 17h.

 

pula-pula

O pula-pula em forma de castelo faz sucesso entre as crianças

 

Lançada pelo Ministério da Saúde, a campanha tem o objetivo de vacinar 12,2 milhões de crianças entre 6 meses e 4 anos. Serão oferecidas mais de duas mil doses de vacinas. É importante ressaltar que apenas as crianças que estiverem com a caderneta de vacinação receberão as gotinhas. Após o dia 8, (primeiro "Dia D"), a campanha será estendida até  22/11 (segundo "Dia D"). Neste período, também será administrada a vacina tríplice viral nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Será intensificada a atualização da caderneta vacinal da criança.

 

clubinhodebio-430x285

O Clubino de Bio diverte ensinando sobre saúde e ciência

 

Além da tradicional presença do famoso símbolo da campanha, o Zé Gotinha, Bio-Manguinhos estará presente no evento com o Jogo das Vacinas, pula-pula e distribuição da revistinha Clubinho de Bio, para entreter a garotada. As crianças do Projeto Crescendo com Manguinhos, do Somar, se apresentarão às 10h no Trio Elétrico. Dezoito colaboradores do Instituto participarão do evento como voluntários.

 

zegotinha-fpv-430x285

Crianças serão imunizadas no evento, lembrando de trazer a caderneta vacinal

 

Entre eles está o técnico em liofilização (uma das etapas da produção de vacinas) Anselmo Marques de Oliveira. Ele vestirá, pela quinta vez consecutiva, a fantasia de Zé Gotinha. Há 15 anos na Fundação, Anselmo, nos dias de Fiocruz pra Você, realiza o desejo de vestir uma fantasia e ser ídolo da garotada. Para ele, a recompensa é imensa. “É indescritível a emoção. Apesar de ficar dentro dessa fantasia pesada e quente e de no fim do dia ter dores lombares, é muito bom alegrar a criançada. Tanto que, quando acaba, fico angustiado e torcendo para chegar logo o evento do ano seguinte”, contou.

 

Poliomielite

A poliomielite ou "paralisia infantil" é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira o especial poliomielite.

 

Jornalista: Gabriella Ponte 
Imagens: Ascom / Bio-Manguinhos

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.