Depois de dois meses de eleição, a organização Vaccination divulgou a lista com os nomes das 50 pessoas mais influentes na indústria de vacinas no mundo.  Foram indicados mais de 100 candidatos, envolvendo cientistas, pesquisadores, estudiosos e presidentes de grandes empresas. A seleção foi elaborada com o apoio do Congresso Europeu de Vacinas, que acontece na Filadélfia, dede 26 a 28 de outubro. Em primeiro lugar, ficou o empresário Bill Gates, que tem apoiado diversas pesquisas nos países em desenvolvimento.

O presidente do Conselho Político e Estratégico de Bio-Manguinhos (CPE), Akira Homma, conquistou a 20ª posição.  O pesquisador nasceu em 12 de agosto de 1939, em Presidente Venceslau, São Paulo e graduou-se em medicina veterinária em 1967, na Universidade Federal Fluminense (UFF). De 1969 a 1971, com bolsa da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), estudou no Baylor College of Medicine, Houston, e em 1972 obteve o grau de Doutor em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva, na Faculdade de Medicina da USP.

 

akira-vigesimo-lugar

 Dr. Akira Homma: reconhecimento por suas contribuições para a saúde pública
no Brasil e no mundo. Imagem: Rodrigo Pereira - Ascom/Bio-Manguinhos

 

Akira foi diretor de Bio-Manguinhos (1976 - 1989), presidente da Fiocruz (1989-1990) e coordenador do Programa de Autosuficiência Nacional de Imunobiológicos (1990-1991) do Ministério da Saúde, além de assessor regional em Biológicos da Organização Pan-Americana de Saúde (1991 - 1997), assumindo a vice-presidência de Tecnologia da Fiocruz (1997 – 2000). Atualmente, é membro do Grupo Técnico Assessor do Programa de Imunização da OPAS/OMS e do Programa Nacional de Imunizações do Brasil, membro do Conselho Científico e Tecnológico da Hemobrás, do Conselho Executivo do DCVMM, vice-presidente da área de Biotecnologia da Abifina; presidente do Conselho Político e Estratégico de Bio-Manguinhos e do IBMP.

Ele recebeu várias homenagens ao longo de sua carreira, como na 10ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), Ministério da Saúde (2010); Medalha de Mérito Oswaldo Cruz - Categoria Ouro, Presidência da República (2009); Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS (2007); Pesquisador Emérito da Fiocruz (2000); Comenda da Ordem do Sol Nascente,Raios de Ouro com Laço ( 2013) e Comenda Medalha de Mérito Marechal Cordeiro de Farias, da Escola Superior de Guerra (ESG), em 2014.

O diretor de Bio-Manguinhos, Artur Couto, parabenizou Homma, agradecendo sua destacada atuação no Instituto. "Para mim e para toda Diretoria, é um orgulho imenso poder continuar contando com todo seu empenho, amor, dedicação e tudo mais que você tem feito por Bio-Manguinhos e pelo mundo ", afirmou.

Para o presidente do CPE, este título reflete, além de suas contribuições para a saúde pública no Brasil e no mundo, a crescente importância das vacinas como principal forma de erradicação das doenças. “Ao selecionar as 50 pessoas mais influentes na área de vacinas, estamos reconhecendo o trabalho de diversas instituições que lutam por um mundo melhor e representa a valorização da equipe de Bio-Manguinhos e da Fundação Oswaldo Cruz”, conclui.

 

Jornalista: Isabela Pimentel

Imagem da home: Bernardo Portella - Ascom/Bio-Manguinhos

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.