rede-social-100x100A página de Bio-Manguinhos no Facebook, também chamada fanpage, não só informa como também serve como um veículo de recepção de dúvidas e sugestões, monitoradas por uma rede interna formada pela Assessoria de Comunicação, Divisão de Atendimento ao Cliente Pós-Markenting (DIACM), Assessoria Clínica (Asclin), Departamento de Controle da Qualidade (Dequa), Divisão Comercial (Dicom), Divisão de Tecnologia da Informação (Ditin), entre outros.

Essa rede trabalha para responder rapidamente as demandas da sociedade, sejam dúvidas sobre os produtos de Bio, debates sobre os assuntos postados pela Ascom, preocupações com surtos de doenças ou eventos adversos. É prioritário para o Instituto o acesso aberto de conteúdo científico, transparência e farmacovigilância quando se trata de atendimento ao público externo nas mídias sociais.

As demandas mais frequentes são respondidas pela própria Ascom, mas, no caso de dúvidas técnicas, a chamada é direcionada para a DIACM. O sistema operacional da divisão, que funciona desde 2010, armazena todos os registros e está ligado a vários setores de Bio. “O sistema é integrado, padronizado e ágil. São registradas chamadas por telefone, e-mails e Facebook. Quando precisamos de uma informação técnica mais específica, pedimos ajuda à área correspondente, que responde pelo próprio sistema”, diz Linda Boukai, chefe da divisão, explicando como funciona o fluxo.

Até agora, os poucos casos de dúvidas vindos pela rede social são basicamente sobre falta de vacinas em algumas regiões do país e rede de frios. “Os atendimentos que realizamos foram concluídos no mesmo dia. Estamos preparados para finalizar a chamada em no máximo 20 horas comerciais. Nosso tempo de resposta é rápido, devido a própria natureza do Facebook, cujas informações são praticamente em tempo real”, conclui Boukai.

 

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Equipe da DIACM acompanha as chamadas da rede social no sistema operacional
Imagem: Gabriella Ponte - Ascom/Bio-Manguinhos

 

Números

A página, criada em 27 de junho de 2012, atualmente conta com 2.342 curtidas. O perfil dos fãs é 70% feminino, sendo 28% com idade entre 25 e 34 anos. Já 30% do público é masculino, sendo 12% nesta mesma faixa etária.

O público é composto por 2.295 brasileiros e, destes, 1.379 são do Rio de Janeiro. Os estrangeiros também acessam a página e, ao total, são 35 (dos Estados Unidos, Portugal, Canadá, Argentina, Suíça, Chile, Uruguai, Malásia, Sri Lanka, Itália, África do Sul, Reino Unido, Peru, Marrocos, Austrália, Filipinas e Venezuela).

Com um acervo de cerca de 3 mil fotos e 1.100 postagens, a fanpage consegue transportar o internauta ao passado, desde a fundação da unidade em 4 de maio de 1976, e para o futuro, com notícias sobre o desenvolvimento de novas vacinas, biofármacos e testes para diagnósticos.

Uma postagem recente com grande alcance foi sobre a comemoração do Dia Nacional da Saúde (5 de agosto, data de aniversário de Oswaldo Cruz). Este post contou com seis comentários, 80 compartilhamentos, 42 curtidas e 4.994 visualizações. Conheça a fanpage aqui. Comente, curta, compartilhe e contribua com o conteúdo da página!

 

Jornalista: Gabriella Ponte

 

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