Para desvendar os mistérios da ciência e aproximá-la do dia a dia, indo além do que é ensinado em sala de aula, o Projeto Ciência Móvel, da Casa de Oswaldo Cruz (Museu da Vida) e o Jogo das Vacinas visitaram a Vila Olímpica do Salgueiro, atraindo, de 5 a 8 de agosto, mais de 2 mil crianças de 16 escolas da Grande Tijuca. Além do jogo - que tem como objetivo explicar para crianças e adolescentes a importância das vacinas, de acordo com o calendário básico de imunizações, as exposições Dengue e Energia, a bancada de microscopia, os tubos musicais, a bicicleta geradora de energia e diversas oficinas chamaram atenção do público durante os quatro dias do evento. No espaço de 4 mil m², crianças e professores puderam conhecer de perto como a física, química, biologia e a importância das vacinas estão presentes no cotidiano.

 

jogo-vacinas-430x285

Crianças e adolescentes aprendem sobre vacinas de forma interativa

Imagem: Isabela Pimentel  - Ascom/Bio-Manguinhos

 

A coordenadora da Assessoria Clínica (Asclin) de Bio-Manguinhos, Maria de Lourdes Sousa Maia explicou como o Jogo das Vacinas reforça o conceito de saúde como um compromisso coletivo. “No jogo, toda a equipe precisa ser vacinada, dentro do tempo, para vencer, assim como na vida real: vacinando o maior número de crianças, temos resultados mais satisfatórios”, comparou. 

O desenvolvimento do Jogo das Vacinas contou com a contribuição de diversos colaboradores, que forneceram informações técnicas, como Elaine Teles (vice-diretoria de Produção), Monique Collaço (vice-diretoria de Qualidade), Isabella Lira (Departamento de Recursos Humanos) e equipe de vacinas da Asclin, coordenada pela médica Eliane Matos.

Coordenador do Ciência Móvel, o educador do Museu da Vida Marcus Soares ressalta o caráter coletivo do Jogo das Vacinas. “O mais legal é que ele é um desafio coletivo, com uma proposta educativa bem definida. Os grupos precisam se ajudar para que todos sejam vacinados e fiquem protegidos de várias doenças, como defende o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde”, concluiu.

 

Confira as principais matérias publicadas sobre o Jogo das Vacinas e o projeto Ciência Móvel:


Jornal do Brasil

Agência Brasil

Jornal da Ciência

Canal Saúde

Diário de Pernambuco

 

Jornalista: Isabela Pimentel 

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.