santa cruzUm projeto totalmente verde. Assim pode ser definido o Novo Centro de Processamento Final (NCPFI), que está sendo construído em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). Para atender aos requisitos de sustentabilidade na implantação na obra, a equipe do projeto contratou uma consultoria para orientar o trabalho, de forma que ao fim do projeto, as construções obtenham a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

 

Nesta semana, a Sustentech divulgou a avaliação geral da obra, destacando o excelente controle de erosão, sedimentação, poluição e gestão de resíduos. A criação de caixas de decantação no canal, acessos limpos, estabilizados e umidificados, o uso de bacia de contenção sob equipamentos e a existência de Planilha de Resíduos atualizada também merecem destaque na análise feita pela consultoria. Na construção, diversos outros aspectos sustentáveis foram considerados, o que se reflete na busca por edificações energeticamente eficientes, proposta de uso da água de chuva e águas de reuso, além de telhados com baixo potencial de emissão de raios solares.

santacruz430x285 2014627142948

Como ação de compensação ambiental, serão reflorestadas cerca de 30 mil árvores nativas no entorno do terreno.

Imagem: Francisco Tardioli Fratell

 

Cinturão verde

Como ação de compensação ambiental, serão reflorestadas cerca de 30 mil árvores nativas no entorno do terreno para preencher áreas da Faixa Marginal de Preservação (FMP), de acordo com cálculo feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC).

Desde a concepção do projeto, está previsto o plantio de um "cinturão verde", com reflorestamento com mudas nativas da Mata Atlântica. Raízes e troncos das árvores retiradas serão triturados e irão fazer parte do substrato para o plantio da compensação. Além do cinturão verde, será implementada uma central de coleta, segregação e acondicionamento de resíduos, reciclagem ou reaproveitamento de 75% total dos resíduos gerados.

 

Jornalista: Isabela Pimentel

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.