Às vésperas do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1 de dezembro, Bio-Manguinhos tem muito a comemorar. O uso de um dos produtos da linha de kits para diagnóstico produzidos no Instituto, o KIT NAT (teste de ácido nucléico) acaba de ter seu uso tornado obrigatório para análise de todas as bolsas de sangue coletadas no país. 

A medida, aprovada pela portaria MS 1353/2011 e assinada pelo ministro da saúde, Alexandre Padilha, em 12 de novembro, visa garantir aumento da segurança transfusional e prevenir a propagação da hepatite C e Aids. O anúncio foi feito em um momento oportuno, já que para ampliar o público potencial de doares, o MS ampliou para 69 anos a idade máxima para doação de sangue, como já acontece nos Estados Unidos, França e Espanha. Antes, a faixa etária dos doadores era de  16 a 67 anos. 

 

Cobertura nacional

Antonio Gomes Pinto,  gerente do Programa de Reativos para Diagnóstico de Bio-Manguinhos, afirma que hoje a hemorrede, com 14 hemocentros públicos, está totalmente estruturada e que com esta nova portaria, o teste NAT será obrigatório não apenas na rede pública, mas nos laboratórios particulares associados ao Sistema Único de Saúde (SUS). “De acordo com o protocolo, os hemocentros tem até 90 dias para iniciar o uso do produto e se adequar às novas regras”, explica. 

Atualmente, são coletadas no Brasil 3,6 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8%.  O sangue captado para doação deve ser submetido ao exame no momento da coleta. Além disso, Bio-Manguinhos está desenvolvendo tecnologia para detecção da hepatite B no teste NAT, com previsão de uso a partir do segundo semestre de 2014.

 

nat-430x285-2

Ano de 2013 foi marcado por avanços e conquistas no tratamento da doença - Imagem: Divulgação/Ministério da Saúde

 

Investimentos

Raouf Emile Sykora, gerente do Departamento de Reativos para Diagnóstico (Dered) explica que esta conquista reflete o investimento de Bio-Manguinhos na área de reativos. “Hoje, estamos totalmente aptos a atender as demandas do Ministério da Saúde, com a inauguração do Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reativos para Diagnóstico (CIPBR), poderemos incrementar a produção de novos testes nas plataformas já existentes”, afirma. 

Dos 11 produtos da linha de reativos para diagnóstico da unidade, três são voltados para a detecção do HIV. São exames de ponta, com alto grau de sensibilidade e precisão. O Teste Rápido DPP (Dual Path Platform) HIV-1/2screen funciona como uma triagem. O resultado sendo positivo, o paciente realiza o teste rápido confirmatório Imunoblot DPP HIV-1/2.

Avanços

A luta pelo combate à Aids no Brasil foi reconhecida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS como pioneira. Em novembro, o Ministério de Saúde anunciou que os soropositivos passarão a receber medicamentos antirretrovirais assim que a doença tiver sido diagnosticada. Com esta medida, o país passa a ser o primeiro em desenvolvimento a oferecer terapia com retrovirais a todos os pacientes assim que a doença for diagnosticada, o que já acontece na França e Estados Unidos. 

Antes, era oferecido tratamento antirretroviral no Sistema Único de Saúde apenas quando a contagem das células de defesa (CD4) do paciente caía para abaixo do patamar de 500 células por milímetro cúbico de sangue. Em junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que os países oferecessem tratamento a pacientes com Aids a partir do momento em que o sistema imunológico apresentasse este patamar. A expectativa do Ministério é que mais de 100 mil pessoas sejam beneficiadas com a expansão da oferta de tratamento.

 

Confira os dados da produção (até outubro/2013)

48 lotes de HIV/HCV -  5796 kits, resultando em um  total de 556.416 reações. 

10 lotes de Imunoblot Rápido DPP HIV ½, com um total de 3.174 kits, resultando em total de 63.480 testes confirmatórios para HIV1/2.

70 lotes de TR DPP HIV ½ com um total de 58.326 kits, resultando em um total de 1.166.520 testes para o diagnóstico rápido de HIV1/2.

 

 

Jornalista: Isabela Pimentel

  

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

 

  

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.