encontro-frascos-100x100

Bio-Manguinhos, através do projeto Gestão do Conhecimento – em parceria com a Comunidade de Prática em Embalagem e Logística (CoP-PackLog) – promoveu o Encontro Tecnológico Conexão Tecnológica sobre características e soluções em frascos tipo I para produtos farmacêuticos na quinta-feira (21/11).

O engenheiro da Schott Brasil, Demetrius Brandão, apresentou envases farmacêuticos fabricados a partir de vidros técnicos de alta resistência hidrolítica (tipo I), material recomendado para aplicações parenterais. Todo o procedimento de produção e controle da qualidade do vidro dos tubos, ampolas, carpules (caneta de insulina), pipetas, seringas e outros tipos de frascos farmacêuticos foi demonstrado.

“Para manter a neutralidade das moléculas, nosso controle nos testes de superfície é rigoroso para que o vidro se mantenha como tipo I”, explica Demetrius. A quantidade de partículas de metais no vidro é controlada para a não contaminação das moléculas do medicamento que será colocado nesses frascos.

 

encontro-frascos-430x285

Demetrius apresenta diversos frascos utilizados em laboratórios de Bio e suas vantagens
Imagem: Bernardo Portela - Assessoria de Comunicação de Bio-Manguinhos

Um dos frascos tem design ideal para uma maior eficiência no processo de liofilização, permitindo estabilidade e inércia química. “Este frasco pode esfriar até -30°C sem trincar. O importante é respeitar a diferença de temperatura entre a prateleira e o frasco para não haver choque térmico”, esclareceu o especialista, que também conta sobre um frasco específico para biofármacos, que são sensíveis a íons metálicos.

Ele falou ainda sobre frascos estéreis prontos para envase, que contam com uma vantagem para as unidades de produção farmacêutica. “Estes evitam o processo de limpeza. Os frascos não têm contato uns com os outros, garantindo excelência no armazenamento dos medicamentos”, concluiu.

Ele esclareceu as dúvidas dos colaboradores que utilizam este tipo de frasco no cotidiano dos laboratórios de Bio. Demetrius Brandão é especialista em embalagens de vidro Tipo I com mais 20 de anos de experiência em transformação de vidro Tipo I na Schott Brasil.

 

Jornalista: Gabriella Ponte

  

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

 

  

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.