Ela destacou os pontos debatidos durante a XIII Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (Anpei). No evento, diversas empresas que atuam nas rotas de vanguarda da inovação estiveram presentes, apresentando seus cases. “A representatividade das instituições no âmbito das políticas públicas, a criação de espaços colaborativos e de comitês de discussão, alianças nacionais e internacionais são passos fundamentais para a gestão da propriedade intelectual e da inovação”, ressaltou. A gerente do Projeto Vacina Meningocócica C Conjugada, Ivna Alana, afirmou que a criação de redes de cooperação entre entidades, universidades e centros de pesquisas é necessária para que as empresas promovam a inovação competitiva e aberta, agregando valor a toda a cadeia do desenvolvimento tecnológico.

Ela acredita que trabalhando de forma integrada e em rede, é possível superar os principais entraves à inovação no país, como burocracia, não alinhamento das políticas de inovação às diretrizes institucionais e distância entre empresas e universidades. O vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Marcos Freire, considera esta proposta muito importante para a empresa pública. “Trazer este debate para o dia a dia é necessário para reforçar o projeto de inovação que queremos para Bio”, reforçou.

 

encontro-inovacao-430x285

 Colaboradores  apresentam ideias e perspectivas para próximos encontros 

A chefe de gabinete, Isabella Lira, elencou algumas iniciativas em prol da inovação que já vem sendo adotadas na unidade, como os trabalhos desenvolvidos pelo grupo de gestão do conhecimento: o banco de ideias e sugestões e o espaço do colaborador. "Na intranet, cada colaborador tem a chance de dar sua ideia, que pode se tornar um projeto, se considerado viável pelo grupo gestor", acrescentou.

Ellen encerrou o encontro, comparando o ciclo de inovação com a escalada de uma montanha e convidou os colaboradores a participar dos encontros previstos para os próximos meses. “Este é um processo contínuo. Você precisa ter em mente o objetivo, que é inovar, com um plano sustentável, mas saber se adaptar aos papéis que são exigidos pelos novos cenários”, concluiu.

 

Jornalista: Isabela Pimentel

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

 

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.