meio-ambiente-100x100-2O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado 5 de junho, traz reflexões sobre a responsabilidade ambiental. Na verdade, essa consciência é praticada o ano todo pelos colaboradores da unidade e jovens moradores do complexo de Manguinhos que participam do projeto Crescendo com Manguinhos, da Comissão de Responsabilidade Socioambiental de Bio-Manguinhos (Somar).

Gisele da Silva Andrade, coordenadora do Somar, explica que a comissão foi criada em 2007 através de uma iniciativa dos funcionários do Instituto. Já Sandra Vivoni, coordenadora pedagógica, contou que, este ano, os jovens da comunidade reclamaram da enorme quantidade de lixo largado em alguns terrenos e isso chegou à Comlurb, através de uma carta. “Eles nos enviaram um representante, que apontou que foram recolhidos nos últimos meses 300 toneladas de lixo em Manguinhos. Ele explicou para as crianças sobre coleta seletiva e reciclagem. Além disso, a Comlurb pode identificar os pontos críticos que precisavam de mais atenção na coleta”, ressaltou.

O projeto, que trabalha com 45 jovens anualmente, propõe uma metodologia participativa para formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres capazes de promover transformações sociais estruturados na saúde integral com desenvolvimento de atividades em educação ambiental, inclusão digital e cultura e esporte. Em educação ambiental os jovens têm oficinas nas manhãs e tardes de segunda-feira, com a bióloga Mônica Barboza.

O conhecimento teórico deve ser reforçado na prática, por isso o lixo tem sido o tema mais debatido. “Minhas aulas são multidisciplinares. Mostro vídeos, faço atividades na prática, proponho discussões e pesquisas. Os problemas causados pelo acúmulo do lixo, como enchentes e doenças, são reais no bairro. Nossa intenção é passar isso para as crianças, transformando-as em disseminadoras de conhecimento. Mobilizar a comunidade levando a responsabilidade ambiental é o nosso objetivo”, enalteceu a bióloga, que nas últimas aulas ensinou aos jovens como montar lixeiras que dividem os materiais em plástico, papel, vidro, entre outros.

Para o Dia Mundial do Meio Ambiente, as crianças estão treinando o Jogral do Lixo, que será apresentado no evento “Fiocruz pra você”, a ser realizado no dia 8 de junho, às 10h. Confira também a programação completa da “Semana do Meio Ambiente”, promovida pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e a Diretoria de Administração do Campus (Dirac) dias 4 a 6 de junho.

 

Jornalista: Gabriella Ponte

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.