O livro é um projeto do professor Sebastião José de Oliveira (falecido em 2005) e de Maria Conceição. Oliveira foi curador por 19 anos da Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) que possui mais de 3 milhões de exemplares. Os dois instituíram programas para alunos de ensino fundamental e médio denominados: Insetos na Varanda – Coleção de Portas Abertas, Café na Coleção e Mostra Itinerante da Coleção Entomológica. No primeiro evento, os cientistas da Fiocruz contavam histórias sobre insetos e no final havia um bate-papo com os estudantes. Enquanto no Café na Coleção, pesquisadores do IOC, convidados para os encontros, conversavam sobre temas ligados as suas áreas de atuação com professores do ensino médio e fundamental. A mostra, além de ser levada às escolas, na Fiocruz, era visitada pelas turmas acompanhadas dos professores.

O projeto contou com financiamento de Bio-Manguinhos. “Uma das fontes de inspiração para o projeto foi um livro sobre endemias rurais, porém, era voltado para especialistas. Sugeri a Oliveira que o Vivendo com os insetos fosse uma obra de divulgação científica mais acessível para jovens”, lembra o presidente do Conselho Político e Estratégico de Bio-Manguinhos, Akira Homma – à época diretor do Instituto. Ele acredita que a leitura do livro poderá despertar as crianças para o estudo dos insetos e, quem sabe, influenciar a formação de uma nova geração de entomologistas, que é uma área de grande importância para a saúde pública. “Durante o processo de produção do livro foi considerada a epidemia de dengue no Rio de Janeiro e por isto incluímos o Aedes aegypti. O livro será muito útil para os estudantes”, diz.

Maria Conceição conta que a revisão do trabalho foi iniciada por Oliveira e concluída por José Jurberg, Maria Luiza Felippe Bauer, ambos do IOC, e Nelson Papavero, do Museu de Zoologia de São Paulo. “A coordenação editorial foi de Walter Duarte, da Coordenação de Comunicação Institucional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), e o desenho de capa de Sergio Magalhães, do Museu da Vida. A obra pode ser usada como uma ótima fonte nas aulas de biologia porque fala sobre diversas espécies de insetos e ácaros que há milênios convivem conosco em nossas casas”, acrescenta a autora.

 

A autora

Maria Conceição é doutora em biologia parasitária pelo IOC, trabalhou na assessoria da Curadoria da Coleção Entomológica do mesmo Instituto e desenvolveu suas atividades de pesquisa no Zoologische Staatssaammlug München, na Alemanha. Sebastião foi um dos seus orientadores de doutorado e eles trabalharam juntos de 1987 a 2005. Atualmente, a autora faz parte do Departamento de Entomologia Museu Nacional/UFRJ.

 

Serviço

Vivendo com os insetos

Autora: Maria Conceição Messias
Edição: Global Print
120 páginas

 

Jornalista: Elisandra Galvão

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.