Sua palestra, Divulgando ciência e questões éticas relacionadas à saúde e aos avanços biomédicos, foi realizada no dia 28 de março, na Tenda da Ciência do Museu da Vida. Somsekhar destacou aspectos éticos, políticos e sociais da pesquisa em saúde e como comunicá-los ao grande público. Ela narrou episódios de sua experiência na Índia, onde utiliza filmes e peças de teatro para difundir informações sobre saúde e ciência. A médica também apresentou um breve histórico da divulgação científica naquele país.

Os projetos nos quais trabalha reúnem cientistas, especialistas em ética e profissionais de teatro. Juntos, eles exploram e desenvolvem novas maneiras de comunicar questões da saúde e promover a discussão entre os diversos públicos. E ainda participam da redação do texto das peças realizadas. Somsekhar chamou atenção para o trabalho do Theatrescience, que promove o debate científico em espaços teatrais e a interação entre cientistas, artistas e o público.


A chefe de departamento do Museu da Vida, Luisa Massarani, recebeu os alunos da nova turma

A chefe de departamento do Museu da Vida, Luisa Massarani, recebeu os alunos da nova turma


Além do teatro e do cinema, a música e a pintura, e o rádio foram citados como meios que podem ser utilizados. Entre os exemplos de iniciativas relevantes Somsekhar citou o projeto Make Art/Stop Aids – rede internacional de acadêmicos, artistas e ativistas engajados no combate à epidemia global de aids – e as pinturas da indiana Swana Chitrakar.

O curso


A Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde é resultado da colaboração entre Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj e Museu de Astronomia e Ciências Afins, com apoio da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-Pop), da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia/Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social/Ministério da Ciência e Tecnologia. Obtenha mais informações aqui.

 

 

Jornalista: Elisandra Galvão

arrow-2arrow-2Voltar à página inicial

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.