Acesso à informação #CopaDasCopas

Inovação e desafios na saúde pública são temas da abertura do VI SACT

sact logoPara marcar a abertura do VI Seminário Anual e Científico de Bio-Manguinhos (SACT), foi realizada uma cerimônia que contou com a participação da presidente da Fiocruz, Nisia Trindade, e o diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma. 

Também participaram da mesa o diretor de relações com o mercado da Firjan, Alexandre dos Reis, o vice-diretor de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marcos Krieger, o vice-presidente da Fundação, Rodrigo Correia de Oliveira, o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Mário Moreira e o assessor científico sênior de Bio, Akira Homma.  

Alexandre dos Reis destacou a importância de unir inovação e desenvolvimento, visando sinergia para os projetos nacionais. "Estamos discutindo a questão dos biossimilares e seu papel para os desafios atuais da saúde", complementou.  

Em sua fala inicial, Mauricio Zuma destacou o papel que o evento tem no estimulo ao desenvolvimento cientifico e tecnológico. "Apesar de sua breve existência, o SACT nos trouxe resultados em termos de inovação", ressaltou.

 

zuma sact

O diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, destacou os resultados
palpáveis do evento. Imagem: Isabela Pimentel - Ascom / Bio-Manguinhos

 

 

Ao final das falas, foram feitas homenagens ao ex-diretor de Bio Artur Couto, à coordenadora da Assessoria Clinica (Asclin) Maria de Lourdes Sousa Maia, ao pesquisador Ricardo Galer, ao consultor científico sênior de Bio, Reinaldo Menezes e à presidente Nisia Trindade pela dedicação e contribuições à saúde pública.    

Manhã de workshops

Na parte da manhã, o primeiro dia do VI SACT foi marcado pela realização de quatro workshops simultâneos: Desafios regulatórios e de desenvolvimento tecnológico para terapias personalizadas, Open Innovation como mecanismo para acelerar resultados, Sistemas fechados como solução aos desafios produtivos de imunobiológicos e Comunicação científica e tecnológica: suportes, novas linguagens, desafios e oportunidades.

Confira as notícias e a cobertura completa do SACT aqui

 

Jornalista: Isabela Pimentel

  

​