meningite a e c vacinas int

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias.

Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clinico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno, e das virais na primavera-verão.

A história de Bio-Manguinhos está diretamente ligada à da produção da vacina meningocócica polissacarídica A e C. O Instituto produz essa vacina meningcocócica desde a década de 1970, devido ao acordo de transferência de tecnologia com o Instituto Mérieux, da França, em um momento em que o país enfrentava uma epidemia da doença causada pelos sorogrupos A e C. De acordo com recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacina polissacarídica deve ser administrada em dose única e não é eficaz em crianças com menos de dois anos. Existem vários sorogrupos de meningococo: A, B, C, W135, X e Y são os principais causadores de doença no mundo.

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.