prototipos planta bio manguinhos fiocruz foto b

No Centro Henrique Penna temos a maior planta piloto da América Latina, que preenche uma lacuna na cadeia de inovação em saúde no país. A planta piloto destina-se ao aumento de escala de produtos em desenvolvimento, à fabricação de lotes para estudos clínicos e também à melhorias e otimização de processos biotecnológicos. O empreendimento permite incorporar tecnologias inéditas, ampliando a capacitação tecnológica e a inovação de produtos para a saúde.

A Planta Piloto tem uma área total de 2.716 m2 e está localizada no 3º pavimento do prédio. Este pavimento está dividido em três grandes áreas: processamento final (520 m2), células e processos em eucariotos (849 m2) e células e processos em procariotos (1.347 m2), esta última área composta de duas linhas de produção.

A área de eucariotos estará equipada com plataformas de sistemas de biorreatores de capacidade até 200L. A área de procariotos, por sua vez, estará equipada com plataformas de fermentadores em duas linhas de produção. Os produtos expressos e purificados nestas plataformas convergem para uma área de formulação, envase e liofilização de lotes escalonados e para estudos clínicos. A área de processamento final, por sua vez, pode finalizar atividades provenientes das áreas de eucariotos e procariotos, assim como pode realizar um outro processo, totalmente distinto e independente. O projeto prevê a completa independência destas três plantas laboratoriais, impedindo o cruzamento de atividades. As entradas e saídas são distintas para pessoal, insumos e material acabado.

A Planta Piloto tem o potencial de biorreação e purificação em escala piloto de biomoléculas e biomassa, Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFAs), formulação e processamento final de protótipos de vacinas e biofármacos. Traz soluções em todo o processo de produção dos lotes clínicos – desde a célula ou microrganismo à embalagem de produto final.

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.