Provoc Bio Somar

Em parceria com a Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio foi criado, em 2008, o Programa de Iniciação Cientifica em Bio-Manguinhos, Provoc Bio-Somar, atendendo jovens estudantes da Escola Estadual Professor Clóvis Monteiro. Cada jovem possui um plano de trabalho elaborado pelo orientador, e ao final das fases do programa, os jovens apresentam pôsteres sobre o tema na Semana de iniciação Científica da Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio.

Para turma 2015/2016, recebemos 3 jovens para iniciação e aprovamos 1 jovem para o 2º ano da fase avançado. Todos os Jovens possuem vínculo com a EPSJV e são cadastrados no Departamento de Recursos Humanos de Bio-Manguinhos e recebem apoio da Responsabilidade Socioambiental.

 

 

costureiras varginha bio manguinhos fiocruz responsabilidade socioambientalProjeto Costurando em Manguinhos

Realizamos em 2015 o primeiro projeto de geração de trabalho e renda. Costurando em Manguinhos foi implantado como um projeto de formação, qualificação profissional e capacitação de agentes multiplicadores no ramo de vestuário, englobando atividades de incentivo e geração de trabalho e renda.

O projeto contribuiu com a construção de alternativas de trabalho e renda para 8 mulheres remanescentes de uma antiga cooperativa de Manguinhos. Costurando em Manguinhos foi conduzido em parceria com a Coordenação de Cooperação Social da Presidência/Fiocruz, integrando as ações socioambientais de Bio-Manguinhos às diretrizes da Fiocruz.

 

 

Interface Projeto Bio Ceará na linha Desenvolvimento Local

Outra iniciativa que merece destaque é a interface do Somar com Projeto BIO-CE na linha de desenvolvimento local, com o objetivo de traçar estratégias socioambientais na implantação do Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais em Eusébio-CE - CTPV. Desde setembro de 2014, a coordenação executiva do Somar integra a equipe BIO-CE, e a aproximação com a comunidade tem estreitado a relação da instituição com as comunidades vizinhas a nova instalação de Bio-Manguinhos no Ceará.

  

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.