Para apresentar os desafios do tratamento ao câncer e as principais tendências na imunoterapia, foi realizada, na tarde do dia 3 de maio uma palestra com o especialista do Departamento de Oncologia Clinica (A.C Camargo Cancer Center), Vladmir Claudio Cordeiro. "A imunoterapia é considerada o novo pilar das opções de tratamento contra o câncer", explicou no início da palestra.

Apesar de não ser um tema novo, ele passou por diversas alterações na abordagem, devido aos avanços no campo da genética e biologia molecular. "Existem diversos eventos orquestrados que culminam com a morte efetiva das células tumorais", destacou.

O especialista reforçou que atualmente temos novas oportunidades de intervenções terapêuticas contra os mais diversos tipos de câncer, em diferentes estágios. "Basicamente, o que se faz hoje é reverter ou bloquear os mecanismos associados com escape imunológico", acrescenta.

 

camargo

 "É possivel tratar essa doença que até pouco tempo era considerada incurável", afirmou Cordeiro.

Além disso, há drogras que bloqueiam os receptores. Cordeiro fez um histórico da evolução do tratamento ao câncer, contando que a molécula que foi alvo inicial da pesquisa e estratégias atuais usadas na imunoterapia do câncer foi a CTLA-4, que possui maior afinidade por CD28.

O pesquisador também apresentou pesquisas que indicam que o bloqueio do inibidor CTLA-4 promove regressão tumoral em camundongos. "Todas essas pesquisas evoluíram para o desenvolvimento de um anticorpo aprovado para uso clínico em 2011, o Ipilimumabe, considerada a primeira imunoterapia a demonstrar aumento de sobrevida global em câncer. "Em seu uso para tratamento de melanoma, foi verificada sobrevida global a longo prazo. Isso tem sido notado também em outras estratégias. É possivel tratar essa doença que até pouco tempo era considerada incurável", concluiu.



 Jornalista e Imagem:  Isabela Pimentel

 

 

 

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.