sipatico-100x100A Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa) promoverá, de 23 a 25 de novembro, a 15ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O tema deste ano será “Por que se arriscar? Você em primeiro lugar!”, enfatizando a importância dos cuidados com a integridade física e psicológica dos colaboradores para que exerçam suas atividades com qualidade, evitando acidentes e doenças ocupacionais.

João Carlos Vidal, presidente da Cipa, explica explica porque esse tema foi escolhido. “A intenção é conscientizar o colaborador da importância do seu ‘bem estar’, crendo que tudo isso irá refletir também em um bom profissional”. Os cipeiros alertam durante o ano inteiro quanto a conscientização e obrigatoriedade de usar os equipamentos de proteção coletivos e individuais (EPCs e EPIs) para diminuir o número de acidentes na unidade, mas, nessa semana, o foco é trabalhar ainda mais essa conscientização. “Todo o conteúdo foi pensado para melhorar o dia a dia dos colaboradores, como pessoas e profissionais”, concluiu o presidente.

Nos dois primeiros dias de evento, os colaboradores poderão conferir palestras sobre temas como diabetes (mais de 16 milhões de brasileiros adultos vivem com a doença), Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), psicologia do “não estresse” (no Brasil, um estudo sobre afastamento devido a acidentes e doenças ocupacionais descobriu que 14% dos benefícios anuais de saúde foram relacionados a transtornos mentais), segurança urbana e higienização das mãos (tema que já vem sendo trabalhado fortemente pela vice-diretoria de Qualidade durante todo esse ano em Bio).

 

rapazdarabecaeamocarebeca

Uma das atrações desta edição é uma peça teatral que aborda a prevenção
contra as DST's. Imagem: Divulgação Museu da Vida / COC / Fiocruz

 

"O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca"

No último dia, será apresentada a peça teatral "O rapaz da rabeca e a moça Rebeca", às 11h, na Tenda da Ciência. Inspirada na história “O rapaz da rabeca e a moça da camisinha”, do cordelista cearense José Mapurunga, o espetáculo conta a história de João e Rebeca, jovens de famílias rivais que se apaixonam, tal qual Romeu e Julieta. A peça foi planejada em parceria com o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e tem como objetivo de mostrar a importância da prevenção contra as DST's e o hábito de fazer o teste do vírus da aids.

Confira aqui programação completa. 

*Dados: OMS e OPAS.

 

Jornalista: Gabriella Ponte 

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.