jogo-vacinas-100x100Durante os dias 17 e 21 de outubro, a Fiocruz estará de portas abertas para sediar as atividades da 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) . Diversas atividades estão previstas para o campus Manguinhos e outras unidades da Fundação. Uma delas é o Jogo das Vacinas, atividade lúdica fruto da parceria entre Bio e Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz /COC). O objetivo da brincadeira, voltada para crianças a partir de 8 anos, é que as equipes, compostas por 4 integrantes, possam chegar, em tempo recorde, ao cinturão da imunização. Nesse trajeto, cheio de aventuras, os participantes vão cruzar com personagens como Micro inimigos, Bio-Vacina, Vacilão e Micro Amiga. 

 A atividade é uma batalha coletiva para que todos os participantes sejam vacinados e fiquem protegidos contra doenças antes que o tempo se esgote. Além disso, existem outros objetivos complementares: conhecer algumas características do mundo microbiológico e entender a importância das vacinas na prevenção de doenças causadas por micro-organismos, como vírus e bactérias. A base é o calendário nacional de vacinação infantil, onde constam oito vacinas que protegem contra diversas doenças. Um mediador comandará o jogo, além de fornecer informações extras sobre as vacinas, as doenças e suas consequências e algumas noções de higiene.

Aberta à toda a comunidade, a SNTC deste ano terá como tema  o papel da ciência na melhoria da qualidade da alimentação dos brasileiros, através do desenvolvimento de novas tecnologias. Com a SNCT, é possível enxergar a ciência e a tecnologia através de uma lente mais leve e divertida, uma vez que os organizadores do evento tornam possível o entendimento fácil de assuntos normalmente complexos e fora de alcance.

 

Texto e Imagem: Isabela Pimentel 

 

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.