O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (9) uma campanha para detectar hepatite C. Quem fez alguma cirurgia, transfusão de sangue, transplante ou uso de seringas não descartáveis antes de 1993 pode ter contraído hepatite C. A doença é silenciosa e pode ficar anos sem manifestar sintomas, podendo evoluir para câncer, cirrose e até levar à morte. Por isso, é importante fazer o teste de detecção em uma unidade de saúde. Além de rápido, seguro, sigiloso, ele é primeiro passo para cura.

 

hero-2-1437691617 

 

O QUE SÃO HEPATITES VIRAIS?

São doenças silenciosas causadas por vírus que prejudicam o fígado. São classificadas por letras: A, B, C, D e E. Podem levar à cirrose e ao câncer.

 

COMO SABER SE TENHO HEPATITE C?

Até 1993, não havia teste para a detecção da Hepatite C. Por isso, recomenda-se o teste para pessoas a partir dos 40 anos. O procedimento pode ser feito nas unidades de saúde.

 

E SE FIZ SEXO SEM PROTEÇÃO?

Procure uma unidade de saúde para receber orientações e fazer o teste de Hepatite C e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

 

E SE EU ESTIVER COM HEPATITE C?

A doença é silenciosa. Por isso, é importante fazer o teste o quanto antes. Quando necessário, o médico indicará o tratamento, que pode ser feito pelo SUS.

 

COMO É O TRATAMENTO DA HEPATITE C?

Em 2015, novos medicamentos foram incorporados ao tratamento da Hepatite C crônica. A terapia tem duração de até 24 semanas e é altamente eficaz.

 

COMO SE PREVINE A HEPATITE C?

Use preservativo, não compartilhe seringas e agulhas, escovas de dentes e lâminas de barbear e depilar. Tenha seu próprio kit para manicure. O material de tatuagem deve ser descartável.

 

Veja o vídeo da campanha aqui.

 

Leia mais:

arrow-2 Hepatite C: sintomas, transmissão e prevenção

arrow-2 Conheça o teste NAT HIV/HCV/HBV

arrow-2 Você sabe diferenciar as hepatites A, B, C, D e E?

 

Fonte: Ministério da Saúde

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.